ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Bombeiros registram, em 30 dias, 102 casos de retenção de macas na Capital

Situação impediu “desembarque” de pacientes em unidades de saúde em períodos de 20 minutos a até 12 horas; Sesau reconhece problema e busca soluções

Humberto Marques | 19/11/2018 16:06
Viatura do Corpo de Bombeiros, que mantêm cinco equipes ao dia em atuação; retenção de macas dificulta atendimentos. (Foto: Arquivo)
Viatura do Corpo de Bombeiros, que mantêm cinco equipes ao dia em atuação; retenção de macas dificulta atendimentos. (Foto: Arquivo)

Entre 26 de setembro e 25 de outubro deste ano, o Corpo de Bombeiros registrou em Campo Grande 102 casos de retenções de macas em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde), que concentram atendimentos de urgência e emergência na cidade. A situação, causada pela impossibilidade de deixar pacientes nos locais, também mantêm presas equipes de resgate por períodos que variam de 20 minutos a até 12 horas, conforme contabilizado pela corporação.

A situação, porém, não é exclusividade dos bombeiros. Em nota ao Campo Grande News, a Prefeitura de Campo Grande aponta que o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também é vítima do problema, condicionado à “incapacidade física momentânea da unidade de saúde em absorver esse paciente, ou seja, por falta de leitos”. Várias reuniões e estudos vêm sendo realizados para minimizar o problema, que persiste.

“Desde o ano passado essas retenções estão se agravando cada vez mais”, afirmou o coronel Marcelo Fraia, comandante Metropolitano do Corpo de Bombeiros e chefe do setor de Resgate da corporação. Ele salienta que a situação, que deveria ser informada logo na entrada das unidades, acaba por atingir a população –uma vez que, enquanto não entregam o paciente, as equipes de resgate não podem deixar as unidades de saúde.

“Quando o bombeiro socorre uma vítima, ela é regulada para uma unidade de saúde. Se retém a maca, acaba indisponibilizando a viatura para atender a outras ocorrências”, explicou. Diariamente, são cerca de cinco unidades de resgate do Corpo de Bombeiros atuando concomitantemente. O problema, destacou o coronel BM, não tem dia ou horário certo para ocorrer, concentrando-se nos horários de pico de atendimento. “Já tivemos caso de maca ficar retira por até 12 horas”.

Mapeamento – No período acompanhado pelos bombeiros em que houve 102 casos de retenção de macas, foi realizado também um levantamento sobre os gargalos no setor. A “campeã” é a UPA Leblon, que registrou 23% dos casos. Somando-se o tempo de retenção, chega-se a um tempo de 95 horas –exatos três dias, 23 horas e 40 minutos.

UPA Leblon registrou maior percentual de macas retidas, conforme levantamento. (Foto: Arquivo)
UPA Leblon registrou maior percentual de macas retidas, conforme levantamento. (Foto: Arquivo)

Na UPA Vila Almeida foram 45 horas e 56 minutos (um dia, 21 horas e 56 minutos) de retenções, e na UPA Coronel Antonino, 47 horas e 11 minutos (um dia, 23 horas e 11 minutos).

Fraia reforça que o problema é resultado da superlotação e da falta de macas nas unidades, que acaba por contrariar e lei municipal 5.170/2012, que proíbe a prática em relação aos serviços móveis de urgência.

A maior preocupação em relação aos resgates envolve as vítimas de acidentes de trânsito. “E recebemos recentemente um investimento grande em viaturas e materiais, estamos com uma equipe técnica treinada de militares. Mas a sociedade acaba prejudica. Somos acionados e demoramos a chegar não porque faltam viaturas, equipamentos ou preparo, e sim pela retenção das macas”.

Discussões – O tema, conforme apurou a reportagem, vem sendo discutido entre as autoridades competentes, porém, continua a esbarrar na falta de espaço –não havendo onde acomodar o paciente, não tem como o mesmo ser deixado na unidade. O impasse inclui, ainda, mudanças em atendimentos em hospitais como Santa Casa e Hospital Regional.

Em nota, a Sesau reforçou que o Samu também é atingido pelo problema, vinculado à dificuldade momentânea na recepção de pacientes por falta de leitos. “Essa situação tem se potencializado conforme o aumento na demanda de casos de maior gravidade que, porém, não está relacionada exclusivamente à absorção de pacientes que poderiam ser encaminhados diretamente às unidades hospitalares”, frisa a pasta.

A secretaria reforça que vem tomando medidas que façam com que situações pontuais não se tornem recorrentes e, de fato, “a população tenha um atendimento de melhor qualidade”.

Nos siga no Google Notícias