ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, QUINTA  19    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Ex-goleiro da seleção do Paraguai é procurado por ligação com traficantes

Organização de Victor Centurión usava futebol para lavar dinheiro do tráfico

Por Helio de Freitas, de Dourados | 19/02/2026 09:54
Ex-goleiro da seleção do Paraguai é procurado por ligação com traficantes
Victor Centurión durante treino da seleção do Paraguai, em 2009 (Foto: ABC Color)

Victor Hugo Centurión Miranda, 39 anos, ex-goleiro de importantes times da elite do futebol do Paraguai, está sendo procurado pela polícia daquele país por ligação com narcotraficantes que atuam na linha internacional com Mato Grosso do Sul.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Ex-goleiro da seleção paraguaia, Victor Centurión, de 39 anos, é procurado pela polícia por envolvimento com narcotraficantes que operam na fronteira com Mato Grosso do Sul. A prisão preventiva foi decretada durante a Operação Nexus 2, deflagrada pela Polícia Nacional do Paraguai. Segundo as investigações, Centurión, que teve passagem pelo Club Olimpia, utilizava seu prestígio para intermediar negociações com traficantes, presenteando-os com camisetas da seleção paraguaia. O esquema também envolvia lavagem de dinheiro através de estruturas do futebol profissional.

Com passagem pela seleção paraguaia e pelo Club Olimpia, um dos mais tradicionais daquele país e três vezes campeão da Taça Libertadores, Victor Centurión teve a prisão preventiva decretada no âmbito da Operação Nexus 2, deflagrada nesta quarta-feira (18) pela Polícia Nacional.

A investigação mostra que a organização criminosa ligada ao traficante internacional uruguaio Sebastián Marset usava o prestígio do futebolista para negociar com os traficantes, que eram presenteados por Victor Centurión com camisetas da Albirroja, como a seleção do Paraguai é conhecida. O grupo também lavava dinheiro do tráfico usando estruturas do futebol profissional.

Áudios interceptados durante as investigações revelam conversas dos traficantes com fornecedores de drogas da fronteira. Num dos casos, o líder da organização, Alexis Vidal González Zárate, 42, o “Pelado”, conversa com seu braço-direito, Dionizio Manuel Cáceres Cabrera, 37, o “Manu”, sobre a compra de cocaína de um traficante de Capitán Bado, identificado como Jorge, o “3P”.

No diálogo, Dionizio pediu a Alexis Vidal autorização para levar o goleiro Victor Centurión para participar da negociação. O chefe concordou e disse que Centurión era respeitado por ter sido finalista da Libertadores pelo Olimpia.

A negociação ocorreu em 5 de julho de 2022, quando Alexis Vidal já estava recolhido na Penitenciária de Segurança Máxima de Emboscada, na região metropolitana de Asunción.

Ex-goleiro da seleção do Paraguai é procurado por ligação com traficantes
Momento em que policial apreendeu celular de Alexis Vidal em penitenciária (Foto: Divulgação)

Alexis Vidal foi alvo de novo mandado de prisão e sua cela foi revistada durante a operação desta quarta-feira. Com ele, os agentes antinarcóticos apreenderam um celular.

Assim como o ex-goleiro Victor Centurión, Dionizio Manuel Cáceres Cabrera, 37, que é empresário de jogadores, também teve a prisão decretada e segue foragido. O ex-policial Julián Franco, o “Jaguapi”, também é procurado.

Outro integrante da organização que já está preso e foi alvo de mandados é Luis Alberto Paiva Gutierrez, 40, o “Mariachi”, recolhido no presídio de Cambyretá desde 2015 após ser preso com 115 quilos de cocaína. Ele é apontado como o elo entre o bando e fornecedores de droga da Bolívia e da Colômbia.

Durante a operação de ontem foram presos Álvaro Enrique Cáceres Cabrera, 28, o “Alvarito”, irmão de Dionizio Cabrera; Cindy Ruth Peralta Alderete, 31, a “Cin”, esposa de Dionizio; e o ex-jogador de futsal Luis Miguel Molina Brítez, 39, o “Chon”, que atuou profissionalmente pelo Cerro Porteño e pela seleção de futsal do Paraguai.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.