ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Brigada terá 30 guardas municipais para combater incêndios florestais

Leonardo Rocha e Lidiane Kober | 09/09/2013 09:30

A prefeitura de Campo Grande está lançando a 1° Brigada de Incêndio que terá um grupo de 30 guardas municipais capacitados para combater incêndios florestais na Capital. De acordo com o secretário da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Odimar Luis Marcon, esta iniciativa é inédita em todo país e deve servir de exemplo para outros municípios.

“Já fizemos testes de aprimoramento físico neste grupo e agora iremos conceder a capacitação para combate ao incêndio em florestas. Esta é uma ação precursora que nós gostaríamos de ter feito bem antes”, destacou Marcon.

A 1° Brigada de Incêndio foi possível devido parceria entre Ibama (Instituto Brasileira de Recursos Renováveis), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Eles assinaram um termo de Cooperação para implantação da equipe de trabalho. Serão disponibilizados dois veículos, além de bombas costais e abafadores específicos para combater queimadas em florestas.

O Major M.D. Moleto, coordenador municipal de proteção e defesa civil, destacou que a nova brigada não “demorou” para ser feita, pois nunca houve um projeto como este na cidade. “Já estamos no final do período de estiagem, porém na época de chuvas vamos trabalhar na prevenção e orientação sobre o tema nas escolas”, destacou ele.

Ficará a cargo da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) disponibilizar equipamentos de combate a incêndio, além de indicar espaços para realização de cursos. Ibama e Corpo de Bombeiros ficarão encarregados de oferecer as instruções do curso e também contribuir para o envio de equipamentos a nova brigada.

Nos siga no Google Notícias