ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Cachorro arrastado por carro tem ferida com músculo exposto e será internado

Veterinária que examinou Thor em delegacia diz que animal não foi levado ao médico e precisa ser monitorado

Anahi Zurutuza e Cleber Gellio | 18/04/2022 11:23
Thor após ser examinado em delegacia. (Foto: Marcos Maluf)
Thor após ser examinado em delegacia. (Foto: Marcos Maluf)

Thor, o cão que foi arrastado por uma corda amarrada ao rabicho de um Chevrolet Kadett na Vila Nhanhá, em Campo Grande, não tem condições de ser tratado em casa. A médica-veterinária, Layrez Reis, enviada pelo CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) à Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), examinou o cachorro, que tem várias escoriações pelo corpo e até ferida com a musculatura exposta, e recomendou que ele seja internado.

De acordo com a profissional, o tratamento de Thor deve levar pelo menos 30 dias. “Por ele ser um filhotão [tem 1 ano e 6 meses], talvez se recupere mais rápido. O ferimento do pescoço é preocupante e, por enquanto, ele precisa de monitoramento 24 horas.”

A veterinária afirma que Thor precisará passar por bateria de exames e ser monitorado para que não adquira infecção nos ferimentos abertos. O CRMV e a Decat também devem enviar equipe à casa da família do cachorro para avaliar em que condições ele vive.

Ferida do lado esquerdo do corpo de cão é bem extensa. (Foto: Polícia Civils/Divulgação)
Ferida do lado esquerdo do corpo de cão é bem extensa. (Foto: Polícia Civils/Divulgação)
Animal tem dificuldade para ficar em pé. (Foto: Marcos Maluf)
Animal tem dificuldade para ficar em pé. (Foto: Marcos Maluf)

O delegado Maércio Barboza, titular da Decat, explicou que o dono do cão, um rapaz de 26 anos, ainda presta depoimento, e que embora alegue que tenha sido uma fatalidade, a omissão no tratamento do animal também pode ser considerado crime de maus-tratos. “O relato é plausível, no entanto, o que agrava a situação é que ele foi omisso no tratamento. Socorreu o animal de forma paliativa”, explicou.

No fim de semana, o advogado Bruno Tamaciro divulgou vídeo onde o tutor explica o que aconteceu, sem revelar a identidade. Thor aparece no vídeo vestindo uma camiseta. Por isso, não é possível ver os ferimentos pelo corpo, apenas em uma parte da face.

Ele explica que no dia da gravação, não percebeu que o cão estava preso ao veículo. “A minha avó não sabia que eu ia sair com o carro e amarrou o cachorrinho no carro e ele entrou embaixo e eu não vi, não percebi e saí com o veículo. Se eu tivesse visto, eu tinha parado. Eu andei duas quadras e virei para deixar o carro na oficina. Quando eu adentrei que eu vi o meu cachorro na corda atrás do meu carro, na hora, eu fiquei tipo assim: ‘Você perdeu o juízo’. Eu não sabia o que eu fazia. Peguei ele no colo, todo mundo viu a minha sinceridade que realmente eu não sabia que o cachorro estava amarrado no carro de forma alguma”, relata.

O rapaz afirma ainda que levou o animal imediatamente ao veterinário, comprou a medicação indicada e estava tratando o animal, o que não é verdade. Nesta segunda-feira, ao deixar a Decat, o advogado afirmou que "houve uma confusão" e que ele também se surpreendeu ao saber que o cliente não havia buscado ajuda profissional. “Por falta de condições financeiras, ele comprou medicação com a orientação de um conhecido.”

A mãe do dono de Thor também foi à delegacia e muito nervosa com a situação, preferiu não dar entrevista. Disse apenas que o que aconteceu foi um “acidente doméstico”. “A gente jamais esperava que acontecesse isso na nossa família. Acidentes acontecem.”

Vídeo mostrando cão sendo arrastado. (Foto: Reprodução)
Vídeo mostrando cão sendo arrastado. (Foto: Reprodução)

O caso – Câmera de segurança flagrou motorista arrastando cachorro amarrado ao Kadett por volta das 15h de segunda-feira, dia 11. As imagens foram enviadas ao canal Direto das Ruas por funcionário de uma empresa que fica na Vila Nhanhá. Conforme já noticiado pelo Campo Grande News, o homem tentou alcançar o veículo para libertar o cachorro, mas não conseguiu. “Fiquei sem poder fazer nada. O animal tentava se levantar”, lamentou.

No dia seguinte, equipe da Decat foi ao local e conseguiu mais imagens. Diante da repercussão, na quarta-feira (14), advogado do dono do cachorro foi à delegacia, explicou a situação e agendou o depoimento do cliente para hoje.

O carro foi levado à delegacia e está com a documentação regular, assim como o motorista comprovou ser habilitado.

Nos siga no Google Notícias