ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Cai no STF decisão de MS que livrava motorista que fugiu de acidente de punição

No início do mês, o ministro Marco Aurélio já havia concedido liminar para suspender a decisão do TJ-MS

Danielle Valentim | 27/03/2018 10:03

O ministro Marco Aurélio, do STF (Supremo Tribunal Federal), cassou decisão da 2ª Câmara Criminal do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), que considerou inválido o artigo 305 da Lei 9.503/97 (Código de Trânsito Brasileiro), ou seja, que não havia crime na evasão do local do acidente praticado por Eduardo Aparecido Dias Cardoso, em abril de 2015. Na decisão, o ministro também apontou a violação da SV (Súmula Vinculante) 10.

A decisão do ministro foi tomada a partir da Reclamação (RCL) 25398, ajuizada na Corte pelo MP/MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul). Eduardo Aparecido Dias Cardoso foi denunciado pelos crimes descritos nos artigos 305 e 306, ambos da Lei Federal nº 9.503/97 e combinados com o artigo 69 do Código Penal. Ele fugiu do local de um acidente em 2015, no cruzamento entre a Avenida Mato Grosso e a Rua Ceará e no teste do etilômetro possuía 0.48 mg/L no organismo.

Em princípio, a 1ª Vara Criminal da comarca de Campo Grande/MS rejeitou parcialmente a denúncia, por reconhecer a atipicidade da conduta em relação ao crime descrito no artigo 305. O MP, então, entrou com Recurso em Sentido Estrito para que a denúncia fosse recebida integralmente. Contudo, a 2ª Câmara Criminal do Egrégio Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul negou o recurso.

STF - De acordo com o relator, a decisão violou a Súmula Vinculante 10, a qual prevê que viola a cláusula de reserva de plenário (artigo 97 da Constituição Federal) a decisão de órgão fracionário de tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte.

O dispositivo constitucional estabelece que somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial os tribunais podem declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.

No início do mês, o ministro Marco Aurélio já havia concedido liminar para suspender a decisão do TJ-MS.

Na decisão de mérito, o ministro verificou que o acórdão impugnado reconheceu, por órgão fracionário, a invalidade do artigo 305 do Código Penal com base nos princípios constitucionais da isonomia, da proporcionalidade, da ampla defesa e da vedação da autoincriminação, e no artigo 8º da Convenção Americana sobre Direitos Humanos, segundo o qual ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo. Tal acórdão, segundo ele, contraria o verbete vinculante 10 da Súmula do Supremo, impondo-se a cassação do pronunciamento atacado.

Acidente - O acidente envolveu dois carros, um Renault Logan, placas HTI-0748, de Campo Grande e um Voyage, placas NSD-5440, também da capital, no cruzamento entre a Avenida Mato Grosso e a Rua Ceará, em abril de 2015.

O Logan, que transitava na Ceará, teria furado o sinal vermelho e colidiu com o Voyage que seguia pela Mato Grosso. Após o impacto, o condutor do Renault fugiu sem prestar socorro, mas foi seguido por um delegado que presenciou o acidente.

O condutor, identificado como Eduardo Aparecido Dias Cardoso, foi abordado na Rua Rio Grande do Sul e retornou ao local acidente. Lá ele e o condutor do outro veículo, confessaram ter ingerido bebidas alcoólicas.

Os dois foram encaminhados para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro, onde o teste do etilômetro comprovou quantidade de 0.48 mg/L no organismo de Eduardo e 0.42 mg/L do outro envolvido.

Nos siga no Google Notícias