ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Câmara convoca audiência para discutir aumento nas tarifas de energia

Aumento no valor das contas mobiliza o legislativo municipal e estadual. Na Assembleia, audiência ocorre durante a tarde desta quarta-feira (13)

Izabela Sanchez | 13/02/2019 11:15
Câmara Municipal de Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Câmara Municipal de Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

A Câmara Municipal de Campo Grande convocou, por meio da mesa diretora, audiência pública para discutir os aumentos “expressivos” nas contas de energia elétrica. A audiência ocorre no dia 20 de fevereiro, próxima quarta-feira, às 14h, no Plenário Oliva Enciso.

Os valores considerados abusivos pelos consumidores têm mobilizado os legislativos municipal e estadual. A Casa de Leis do município não descarta a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar o motivo de tanto aumento.

Nesta quarta-feira (13), a Assembleia Legislativa abriga a primeira das duas audiências marcadas para discutir o assunto. Hoje, às 14h, ocorre audiência solicitada pelo deputado Marçal Filho (PSDB), ocasião que une representantes da Energisa e pessoas, órgãos, instituições e entidades que se sentiram prejudicadas com o aumento entendido como desproporcional.

Outra audiência, um pedido do líder do governo na Assembleia José Carlos Barbosa (DEM), ficou agendada para o dia 13 de março, também às 14h, mas a realização depende dos resultados obtidos no primeiro encontro público.

O Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) também acumula reclamações. No dia 24 de janeiro o diretor-presidente Marcelo Salomão declarou que a instituição recebeu, em dois dias, cerca de 300 reclamações sobre aumento na conta de energia. O número, segundo ele, representa mais de 40%.

Desde 20 de janeiro até o dia 5 de fevereiro, 355 consumidores pediram para parcelar as contas de energia em Mato Grosso do Sul. Em virtude das inúmeras reclamações, a Energisa, concessionária de energia elétrica, propôs o parcelamento em até quatro vezes.

A empresa afirma que a elevação neste período do ano é resultado do aumento de consumo, provocado pela alta temperatura registrada e também pelo período de férias escolares. Em audiência na Câmara no dia 25 de janeiro, o coordenador comercial da Energisa, Jonas Ortiz Rudis declarou que entre dezembro e janeiro, a empresa identificou 23 picos no consumo de energia no estado – 13 em dezembro e até agora, 10 em janeiro.

Nos siga no Google Notícias