ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Câmara discute no dia 5 de julho impasses no atendimento em unidades de saúde

Audiência pública visa a abordar problemas relatados por usuários no sistrema de saúde de Campo Grande

Humberto Marques | 04/06/2018 18:29

Depois de vir a público vídeo no qual parentes de um idoso que morreu em frente a uma uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento da Capital) denunciarem a falta de profissionais de saúde, a Câmara de Campo Grande realizará às 15h do dia 5 de julho a audiência pública “Impasses no Atendimento e Manutenção de UPAs, UBSs e UBSFs”.

A intenção é discutir soluções para problemas relatados por usuários do sistema diariamente, segundo informou o proponente da reunião, o vereador André Salineiro (PSDB), integrante da Comissão Permanente de Legislação Participativa. A Comissão Permanente de Saúde também faz parte da organização da audiência.

“Precisamos começar por uma fiscalização mais rígida sobre a escala de plantão dos médicos, mas também ver o que ocorre, de fato, para termos chegado nesse caos que está a saúde e pensarmos em solução definitiva e não medidas paliativas”, disparou o vereador, que propôs com a colega Cida Amaral (Pros) a retomada do terceiro turno nos postos de saúde, o que foi rejeitado neste momento –o veto ainda será analisado pela Câmara.

“Muitas vezes, a pessoa fica passando mal porque sabe que vai ter de faltar no serviço para ir ao posto, vai esperar para marcar, depois vai esperar para ser atendido e acaba ficando mais doente, termina na fila da UPA, que está cheia de pessoas na mesma situação”, argumenta Salineiro, que na semana passada se reuniu com o secretário municipal de Saúde, Marcelo Vilela, pedindo providências para reclamações sobre UPAs e postos relatadas por moradores e constatadas em visitas.

Morte – Vídeo divulgado nesta segunda-feira mostra um paciente de 74 anos caído em frente à UPA Leblon, onde aguardava atendimento. Miguel Lisboa foi levado pela família ao local, onde faleceu por volta das 5h de domingo (3). Ele recebeu massagem cardíaca e cuidados no chão, ao passo que sua família decidiu ir ao local depois de ser informada sobre a presença de médicos no local. Logo após a triagem, ele caiu, sendo socorrido por uma enfermeira e uma atendente, mas não resistiu.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) garantiu que todos os médicos escalados estavam no local. Cinco profissionais foram convocados para o plantão noturno de domingo.

 

Nos siga no Google Notícias