A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 20 de Fevereiro de 2018

09/02/2018 11:33

Prefeitura converte 8 postos em UBSFs para ampliar serviços e reduzir custos

UBSs eram custeadas apelas pelo município e, agora, poderão receber recursos estaduais e federais; medida visa a regionalizar estruturas de atendimento, segundo a Sesau

Humberto Marques

A Prefeitura de Campo Grande transformou em UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) oito postos em diferentes regiões do município, dentro de uma programação que visa a qualificar a regionalizar estruturas de atendimento, segundo informações da assessoria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Com a medida, o custeio dessas unidades passa a ser dividido com os governos estadual e federal.

Conforme decreto publicado nesta sexta-feira (9) no Diário Oficial do Município, serão convertidas em UBSFs as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Albino Coimbra (Santa Carmélia), Nova Bahia, São Francisco, Mata do Jacinto, Cidade Morena, Moreninhas, Vila Nasser e Indubrasil.

A assessoria da Sesau informou que, com a transformação das UBSs e UBSFs, será possível expandir ou criar dez novas equipes do Programa Saúde da Família, o que se dará de forma gradual. Cada equipe é formada por, pelo menos, um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e 12 agentes comunitários de saúde, abrangendo até quatro mil pessoas.

A previsão é de que as mudanças tenham impacto positivo na assistência prestada à população, atendendo também portarias do Ministério da Saúde. Elas também vão dividir a responsabilidade financeira pelo funcionamento das unidades, que hoje é 100% bancado pela prefeitura.

A Sesau também informou que outras UBSs deverão ser convertidas em UBSFs, contudo, ainda não há um prazo para que a medida seja adotada.

O decreto também oficializa a criação da UBSF da Vila Cox (na região do Santa Luzia).

Ministério da Saúde libera R$ 30 milhões para auxiliar Santa Casa
O Ministério da Saúde liberou verba adicional de R$ 30 milhões para auxiliar a Santa Casa nos custeios de rotina. O dinheiro foi pedido em novembro d...
Ação oferece serviço especial na UBSF do Tarumã nesta terça-feira
A UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Tarumã promove nesta terça-feira (12) diversas atividades voltadas para a promoção de saúde da populaç...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions