ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Prefeitura converte 8 postos em UBSFs para ampliar serviços e reduzir custos

UBSs eram custeadas apelas pelo município e, agora, poderão receber recursos estaduais e federais; medida visa a regionalizar estruturas de atendimento, segundo a Sesau

Humberto Marques | 09/02/2018 11:33

A Prefeitura de Campo Grande transformou em UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) oito postos em diferentes regiões do município, dentro de uma programação que visa a qualificar a regionalizar estruturas de atendimento, segundo informações da assessoria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Com a medida, o custeio dessas unidades passa a ser dividido com os governos estadual e federal.

Conforme decreto publicado nesta sexta-feira (9) no Diário Oficial do Município, serão convertidas em UBSFs as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Albino Coimbra (Santa Carmélia), Nova Bahia, São Francisco, Mata do Jacinto, Cidade Morena, Moreninhas, Vila Nasser e Indubrasil.

A assessoria da Sesau informou que, com a transformação das UBSs e UBSFs, será possível expandir ou criar dez novas equipes do Programa Saúde da Família, o que se dará de forma gradual. Cada equipe é formada por, pelo menos, um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e 12 agentes comunitários de saúde, abrangendo até quatro mil pessoas.

A previsão é de que as mudanças tenham impacto positivo na assistência prestada à população, atendendo também portarias do Ministério da Saúde. Elas também vão dividir a responsabilidade financeira pelo funcionamento das unidades, que hoje é 100% bancado pela prefeitura.

A Sesau também informou que outras UBSs deverão ser convertidas em UBSFs, contudo, ainda não há um prazo para que a medida seja adotada.

O decreto também oficializa a criação da UBSF da Vila Cox (na região do Santa Luzia).

Nos siga no Google Notícias