ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Camelódromo é autorizado a funcionar com rodízio de boxes e 30 clientes por vez

Centro comercial deve medir temperatura corporal dos consumidores com termômetro infravermelho

Jones Mário e Clayton Neves | 08/04/2020 12:34
A cada quatro boxes, apenas um pode funcionar, a fim de manter distância mínima (Foto: Marcos Maluf)
A cada quatro boxes, apenas um pode funcionar, a fim de manter distância mínima (Foto: Marcos Maluf)

O plano de contenção de riscos apresentado pela AVA (Associação dos Vendedores Ambulantes) foi aprovado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção ao covid-19 e, assim, o Camelódromo está autorizado a funcionar a partir desta quarta-feira (8). O estabelecimento vai precisar cumprir série de exigências, como revezamento de boxes abertos e limite de clientes.

Conforme resolução da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), o Camelódromo deverá empregar pessoas responsáveis pelo controle de entrada e saída do local. Fica permitida a permanência de apenas 30 pessoas no ambiente ao mesmo tempo, liberando a entrada conforme a saída desses clientes.

Os 473 boxes existentes terão rodízios diários, conforme estabelecido no plano de contenção de riscos apresentado pelo centro comercial. Poderão abrir, no máximo, 140 boxes por dia, e a cada quatro, apenas um poderá funcionar, a fim de garantir o distanciamento mínimo de 2 metros para atender os clientes.

Valdenice abriu o box, mas relata movimento ainda bastante fraco (Foto: Marcos Maluf)
Valdenice abriu o box, mas relata movimento ainda bastante fraco (Foto: Marcos Maluf)

Os cerca de 800 trabalhadores do Camelódromo deverão estar paramentados, com uso obrigatório de máscara, preferencialmente de TNT ou tecido.

A comerciante Valdenice Santos abriu seu box hoje, mas percebeu movimento ainda bastante fraco.

“Estou esperando cliente. Esse período fechado foi horrível para nós que somos autônomos. Tive que usar todo o limite do cartão, porque não tinha outra renda. Quando chegar o cartão não sei nem como pagar”, disse.

O representante comercial Rodrigo Guerra Teixeira, 43, foi ao Camelódromo atrás de um aparelho de televisão e notou a redução no número de boxes. “Está muito menor o movimento, 70% das lojas estão fechadas”, relatou.

Rodrigo Teixeira foi um dos poucos clientes que recorreu ao Camelódromo nesta quarta (Foto: Marcos Maluf)
Rodrigo Teixeira foi um dos poucos clientes que recorreu ao Camelódromo nesta quarta (Foto: Marcos Maluf)

Mais regras - A AVA deve delimitar pontos estratégicos na entrada e saída do Camelódromo para disponibilizar aos mercadores e clientes álcool em gel 70% e máscaras aos consumidores que não as possuírem.

O estabelecimento precisa realizar triagem dos clientes por meio de aferição de temperatura corporal, com uso de termômetro infravermelho.

As 43 máquinas de climatização do espaço devem estar em pleno funcionamento, para manutenção da boa circulação do ar.

A participação de mercadores na condição de gestante e/ou lactante, maiores de 60 anos e acometidos de comorbidades ou doenças crônicas, assim como com sintomas de gripe ou resfriado, estão proibidos de trabalhar.

Na entrada e na saída, consumidores podem higienizar as mãos com álcool 70% (Foto: Marcos Maluf)
Na entrada e na saída, consumidores podem higienizar as mãos com álcool 70% (Foto: Marcos Maluf)

As máquinas de cartão de crédito e débito precisam ser higienizadas após cada uso. Os mercadores só podem atender por trás das bancas, com distância mínima para os clientes. Fica obrigada também a limpeza total das bancas após cada expediente.

O descumprimento das medidas pode acarretar responsabilização civil, administrativa e penal, passível de enquadramento em crimes contra a saúde e administração pública.

Nos siga no Google Notícias