A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

25/10/2015 10:16

Caminhada leva informação e histórias sobre a prevenção ao câncer de mama

Priscilla Peres e Juliana Brum
Dezenas de pessoas percorreram a feira nesta manhã para conscientizar sobre a prevenção de doenças. (Foto: Gerson Walber)Dezenas de pessoas percorreram a feira nesta manhã para conscientizar sobre a prevenção de doenças. (Foto: Gerson Walber)

Dezenas de mulheres e representantes da prefeitura de Campo Grande estiveram na Feira do Bairro Guanandi nesta manhã, para distribuir panfletos a fim de conscientizar a população da importância dos exames de prevenção ao câncer de mama e colo de útero. A ação integra as atividades do Outubro Rosa.

A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, mas conta com o apoio de outras secretarias. O secretario de Saúde, Ivandro Fonseca, afirma que o evento é realizado de maneira integrada, unindo varias secretarias.

De acordo com ele, a secretaria de Saúde espera alcançar 22 mil atendimentos de prevenção a doença durante este mês, já que o estado tem índice de mortalidade elevado. Para isso, em Campo Grande estão acontecendo várias ações com foco na realização de exames de prevenção. Além do Guanandi, os eventos acontecerão no Nova Lima e Moreninhas.

Titular da secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Leyde Pedroso, destaca que durante todo o mês estarão fazendo campanhas para conscientizar as mulheres. “A gente entende a necessidade de dialogar com mulheres da periferia e vamos fazer isso”.

Letícia Couto participou da ação como voluntária. Ela conta que teve a doença, diagnosticou fazendo o auto exame em 2013, operou e faz tratamento há cinco anos. “É importante ressalta que depois que diagnosticar a doença, a pessoa tem que levar com fé, mesmo sabendo que não e fácil. Tem que levantar a cabeça e fazer o tratamento com auto astral”, diz.

A artesã Claudia ferreira, estava expondo seu trabalho na feira, foi abordada e recebeu o panfleto. Para ela, a ação corpo a corpo é muito importante. “Eu costumo fazer os exames regularmente”.

Evento abre o Outubro Rosa em Campo Grande
Shows, realização gratuita de exames e uma caminhada abrem a programação do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a importância do diagn...
Campanha Outubro Rosa atende 437 mulheres em Costa Rica
Pela campanha Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde atendeu 437 mulheres com exames de prevenção de colo de útero e mamas. “Os números revelam o result...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions