ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Campanha oferece orientações gratuitas sobre câncer de pele até às 16h

Paula Vitorino | 26/11/2011 13:03

Segundo dados da Prefeitura, em Campo Grande a doença provocou 17 mortes em 2007, nove em 2008, também nove óbitos em 2009, onze em 2010 e, até setembro deste ano, foram registradas 16 mortes.

Neste sábado (26), acontece a 12ª edição da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele, em Campo Grande. A ação oferece serviços gratuitos de orientação e diagnóstico da doença, no ambulatório de dermatologia do Hospital Universitário.

Os atendimentos seguem até às 16h, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBP) e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

Segundo dados da Prefeitura, em Campo Grande a doença provocou 17 mortes em 2007, nove em 2008, também nove óbitos em 2009, onze em 2010 e, até setembro deste ano, foram registradas 16 mortes.

Até outubro foram encaminhadas 18 pessoas para a quimioterapia. Já a radioterapia auxiliou 22 portadores de câncer de pele.

Cuidados e Sintomas - Os profissionais de saúde esclarecem que bastam dez minutos de sol duas vezes por semana, sem descuidar do protetor solar, para que o organismo sintetize a vitamina D (que promove a absorção de cálcio, essencial para o desenvolvimento dos ossos).

Durante a ação deste sábado serão distribuídos folders elaborados pela SBP com informações sobre o câncer de pele e a prevenção do câncer de pele.

A doença é causada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. A radiação ultravioleta dos raios solares (e de bronzeamento artificial) é a principal causa do câncer de pele. A exposição excessiva e prolongada ao sol aumenta o risco de desenvolvimento da doença, além de provocar o envelhecimento precoce da pele.

Os médicos alertam os pacientes a ficarem atentos aos sintomas, que são lesões na pele que não cicatrizam e crescem lentamente (podendo sangrar ou formar uma pequena ferida), pintas pretas ou acastanhadas, irregulares nas bordas ou com o tamanho aumentado.

Nos siga no Google Notícias