ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Campo Grande News faz 'dobradinha' em prêmio de jornalismo do MPE

Paulo Nonato de Souza | 07/04/2017 14:58
As jornalistas do Campo Grande News, Yarima Mecchi, Aline Santos e Anahi Zurutuza, vencedores na categoria Web do 1º Prêmio MPMS de Jornalismo Jorge Góes (Foto: Facebook/Reprodução)
As jornalistas do Campo Grande News, Yarima Mecchi, Aline Santos e Anahi Zurutuza, vencedores na categoria Web do 1º Prêmio MPMS de Jornalismo Jorge Góes (Foto: Facebook/Reprodução)

Três jornalistas do Campo Grande News, Aline dos Santos, Yarima Mecchi e Anahi Zurutuza, foram premiadas na categoria Web do 1º Prêmio MPMS de Jornalismo Jorge Góes, promovido pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul. O anúncio dos vencedores aconteceu nesta sexta-feira, 07, em evento realizado no auditório Nereu Aristides Marques, na Procuradoria-Geral de Justiça, em Campo Grande.

Na categoria Web, o Campo Grande News conquistou o primeiro e segundo lugares. A reportagem vencedora foi "Metade de 13 toneladas diárias de recicláveis é enterrada como lixo", publicada em 4 de junho de 2016.

“O valor do lixo, por vezes, só é percebido nas greves dos catadores, quando os rejeitos se avolumam pela cidade. A reportagem chamou atenção para o fato de quase sete toneladas acabarem enterradas no aterro sanitário, enquanto poderiam ser reaproveitadas e gerar renda”, disse Aline dos Santos, autora da matéria.

A segunda colocada foi a matéria - 'Volta ao mundo' colocou a presidente da Omep na mira do Gaeco -, produzida por Anahi Zurutuza e Yarima Mecchi. O trabalho das jornalistas do Campo Grande News, publicada em 12 de dezembro de 2016, às 18h53, mostrou em detalhes as viagens da pedagoga Maria Aparecida Salmaze por 12 países entre 2010 e 2015, fora os tours pelo Brasil, e isso fez com que a dirigente da Omep (Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar) se tornasse um dos principais alvos da Operação Urutaua.

"O prêmio é resultado do nosso trabalho. É muito gratificante receber esse reconhecimento. Não foi uma matéria feita para prêmio e sim para informar, mas é muito bom ter esse resultado", disse Yarima Mecchi.

Já Anahi Zurutuza disse que não haveria dia melhor – o Dia do Jornalista –, comemorado nesta sexta-feira, para ter o trabalho reconhecido. “A matéria foi feita na semana que o Gaeco deflagrou a operação contra a Omep, e por isso, as informações ainda eram muito escassas, mantidas em segredo pelo Ministério Público, mas o mal do repórter é esse, o jornalista é um ser curioso, que vai até o fim atrás da notícia. Foi o que fizemos. Valeu a pena”, disse ela.

Lançado em 2016 com as categorias Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo e Web, o Prêmio MPMS de Jornalismo Jorge Góes foca em matérias jornalísticas relacionadas ao trabalho do Ministério Público de Mato Grosso do Sul sobre temas, como o meio ambiente, patrimônio público, infância e juventude e direitos humanos.

Clique aqui e aqui para ver as reportagens premiadas.

Nos siga no Google Notícias