A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

04/09/2013 18:07

Campo Grande tem 15 mil árvores condenadas, diz vereadora

Bruno Chaves

A discussão sobre as árvores de Campo Grande foi reascendida depois que um jacarandá de 15 metros caiu na Praça Ary Coelho, Centro da cidade, nesta terça-feira (4). De acordo com informações da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), repassadas à vereadora Luiza Ribeiro (PPS), a Capital possui 153 mil árvores, sendo que 15 estão condenadas.

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que Campo Grande é a capital brasileira mais arborizada em 2012. O estudo revelou que de 100 residências da cidade, 96 são arborizadas.

Para Luiza Ribeiro, as árvores merecem um tratamento adequando porque são fundamentais a qualidade de vida da população. “O fato de existirem diversas arvores na cidade não pode ser motivo de pânico, muito pelo contrario, as árvores são motivo de alento”, afirma a parlamentar sobre os benefícios de se ter uma árvore.

Além das 15 mil árvores condenadas da cidade, que devem ser arrancadas para que se evite acidentes, outras 15,2 mil apresentam sérios problemas, mas ainda estão em condições de serem substituídas pela prefeitura.

Segundo a vereadora, a Semadur realiza, constantemente, podas e preservação das árvores da cidade. A secretaria também tem alertado sobre a pena para quem podar e danificar árvores sem a devida autorização, o que configura em crime ambiental.

Durante todo o dia de hoje (4), o Campo Grande News procurou, ligou e mandou email à assessoria de imprensa da Prefeitura de Campo Grande para conseguir informações acerca das árvores da cidade, suas condições e programas ambientais que zelam pela manutenção das plantas. No entanto, nenhuma das solicitações do jornal foi atendida até o fechamento desta matéria.



No bairro Santo Amaro, na rua Cáceres, tem uma casa com duas árvores enormes, com mais de 50 metros cada uma. Se uma destas árvores cair, vai fazer "aquele" estrago. Será que a SEMADUR poderia fazer alguma coisa antes que algo pior aconteça?
 
Eugênio de Souza em 05/09/2013 07:47:02
A arvore da Ary Coelho nao é Jacaranda e sim uma Tipuia, panta exotica originaria da Bolivia e Argentina.
 
sergio Matos em 04/09/2013 19:21:40
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions