ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Campo-grandense é selecionada para ser jovem embaixadora nos EUA

Maria Eduarda, 17, embarcará em janeiro para intercâmbio de 3 semanas, junto com outros 49 alunos de escolas públicas de todo o País.

Anahi Gurgel | 08/11/2017 14:36
Maria Eduarda, 17, será representante de Mato Grosso do Sul na Embaixada Americana. (Foto Divulgação)
Maria Eduarda, 17, será representante de Mato Grosso do Sul na Embaixada Americana. (Foto Divulgação)

A campo-grandense Maria Eduarda Silva, de 17 anos, foi a única aluna de Mato Grosso do Sul selecionada pelo Programa Jovens Embaixadores 2018 para participar de intercâmbio de 21 dias nos Estados Unidos. Ela embarca no dia 9 de janeiro, com outros 49 estudantes de escolas públicas brasileiras.

Maria Eduarda, que é aluna do Ensino Médio na Escola da Autoria José Barbosa Rodrigues, localizada no Bairro Universitário, soube da seleção na semana passada, quando a relação dos estudantes foi divulgada pela embaixada americana.

“Estou muito feliz. Quando vi minha foto no site de divulgação quase não acreditei. Tudo o que fiz, o que corri atrás com meus pais e meus professores, deu certo. Estou muito realizada”, comemora a estudante.

Ela viaja dia 9 de janeiro para Brasília (DF) e dia 12 pra Washington-DC, onde permanece até dia 17. As outras cidades americanas onde os jovens ficarão ainda não foram divulgadas. 

Em todo o estado, 185 alunos se inscreveram, sendo que 20 foram selecionados e 4 ficaram entre os semifinalistas. Cada estado brasileiro conta com, pelo menos, um representante.

“Estou super empolgada para a viagem porque tem tudo a ver com a faculdade que eu quero: Relações Públicas. A primeira semana será na Capital, Washington, e me dará uma bagagem diferente, que só a universidade não me proporcionaria”, acredita.

Programa – Todos os estudantes selecionados passaram por um processo que envolveu inscrições, comprovação documental e exame escrito e oral.

O Programa Jovens Embaixadores foi criado em 2003 e tem por objetivo valorizar alunos brasileiros da rede pública que possuam perfil de liderança, engajamento social, conhecimento da língua inglesa e nunca tenham visitado os Estados Unidos. A faixa etária para participar é de 15 a 18 anos.

Total de 522 jovens brasileiros já participaram da iniciativa. A Secretaria Estadual de Educação é a instituição parceira responsável pela seleção dos estudantes. O processo de seleção ocorre no fim do primeiro semestre de cada ano.

São parceiros da iniciativa o Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos e as empresas FedEx, MSD, Dow Brasil, Microsoft, Bradesco, IBM, American Airlines e Boeing Brasil.

O Jovens Embaixadores é hoje realizado em todos os países do continente americano conta, ainda, com um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina.

Nos siga no Google Notícias