Capacitação prepara barbeiros para combater a violência contra mulher
Até o momento já aderiram ao programa 22 profissionais e 12 barbearias na Capital e em duas cidades do interior
Dez profissionais de cinco barbearias participaram da 2ª edição de capacitação contra a violência a mulher em espaços de estética masculina de Campo Grande. A iniciativa prepara os profissionais dessas áreas, para serem multiplicadores de informação no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher, com o objetivo de reduzir os índices de violência e opressão em todos os espaços.
A “2ª Capacitação Virtual Mãos EmPENHAdas” foi realizada pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar de MS e teve como tema “Aspectos culturais da violência contra a mulher: raízes do patriarcado e o papel do homem na construção da masculinidade”.
Além dos barbeiros também participaram do encontro virtual os assistentes sociais Eduardo Leal Pereira, da comarca de Jardim, e Camila Santos de Almeida, de São Gabriel do Oeste, assim como o professor de Antropologia da UFGD, Esmael Alves de Oliveira.
O juiz Walter Arthur Alge Netto, da 3ª Vara Cível de Nova Andradina, também acompanhou a aula e deve replicar o programa no interior. Segundo a juíza Helena Alice Machado Coelho, que responde pela Coordenadoria da Mulher a proposta visa atuar de forma preventiva e informativa com os profissionais que atuam em espaços de estética masculina, promovendo a reflexão sobre a violência contra a mulher, além de desmistificar estereótipos de gênero e paradigmas machistas presentes no discurso masculino, que trazem prejuízos também para o homem.
A capacitação foi ministrada pela equipe da Coordenadoria da Mulher, composta pelo psicólogo Rodrigo Kenji Miyazaki de Sousa, pela assessora jurídica Rosimeire Batista da Silveira e pela psicóloga Sandra Regina Monteiro Salles, abordando aspectos psicossociais e jurídicos da violência contra a mulher.
O programa segue a mesma linha da ação implantada na primeira edição da capacitação, quando os profissionais de salões de beleza foram treinados para reconhecer e ajudar uma vítima de violência doméstica e familiar.
Até o momento já aderiram ao programa 22 profissionais e 12 barbearias na Capital e em duas cidades do interior. Em Campo Grande fazem parte da ação: Barbearia Paletó Xadrez, Barber Cartel Club, Monarca Barbearia, Barbearia Brooklyn, Don Léo Barbearia, Campo Grande Barbershop, Imperius Barbearia e a Barbearia o Grego. Em Paranaíba, a proposta foi implantada no Seo Lico Barbearia, Barbearia Lindomar e Sandro's Cabeleireiro. Em Bonito, por enquanto, apenas o Parachai Barber Shop tem seus profissionais capacitados.
O slogan da campanha é “Barba, Cabelo e Bigode. Violência não pode. #Todos juntos contra a violência doméstica”. Lançada em agosto deste ano, a iniciativa já foi replicada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco.