Capital faz parte de estudo nacional para avaliar saúde bucal da população
Estudo é realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais
Campo Grande é uma das 442 cidades que integram a lista para estudo sobre as condições da saúde da população brasileira, realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
O levantamento será feito até o mês de maio com brasileiros residentes em domicílios particulares permanentes em regiões urbanas dentro de setores definidos pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e a escolha foi feita através de sorteio da UFMG.
No estudo, serão entrevistadas e examinadas pessoas com idades entre 5 e 12 anos, além de grupos etários de 15 e 19 anos, 35 e 44 anos, 65 e 74 anos. Totalizando cerca de 50 mil pessoas que moram nos 442 municípios, sendo 395 cidades do interior, 26 capitais e o Distrito Federal.
O objetivo é proporcionar ao SUS (Sistema Único de Saúde) informações para o planejamento de políticas e programas de prevenção e assistência em saúde bucal. A previsão é que os profissionais envolvidos no estudo – agentes comunitários de saúde, auxiliares de saúde bucal e cirurgiões-dentistas - visitem as casas até o mês de maio.