A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

26/03/2012 13:14

Capital recebe primeira fábrica de tratamento de lixo hospitalar

Wendell Reis

Fábrica é a primeira ecologicamente correta de Campo Grande

Fábrica é a primeira de tratamento de lixo hospitalar de maneira ecologicamente correta(Foto: Divulgação/Denilson Secreta)Fábrica é a primeira de tratamento de lixo hospitalar de maneira ecologicamente correta(Foto: Divulgação/Denilson Secreta)

O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), inaugurou na manhã desta segunda-feira (26), no Polo Empresarial Nelson Benedito Neto, a primeira fábrica de tratamento do lixo hospitalar de maneira ecologicamente correta em Campo Grande: Oxinal Oxigênio Nacional Ltda.

O empresário Ozae Glauco relatou que o projeto já estava sendo planejado há alguns anos e foi possível concretizar por conta dos incentivos do Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande), que possibilitou o início de uma nova etapa do tratamento de lixo hospitalar em Campo Grande.

Ozae Glauco esclarece que Campo Grande já tem uma empresa que trata do lixo hospitalar, mas sem a tecnologia de autocombustão, que faz a fábrica ser ecologicamente correta. Ele detalhou que 98% do que é incinerado some e outros 2% viram cinza, quem podem ser recicladas e utilizadas, a exemplo, para adubo ou lama asfáltica.

No processo de reciclagem, o maquinário destrói o lixo termicamente e o gás gerado é imerso em água, perdendo as impurezas. Segundo ele, a emissão dos gases é monitorada por um sistema online.

Durante o evento o prefeito Nelson Trad Filho lembrou que a inauguração é um avanço no setor do tratamento de lixo, o que acredita que deve ser priorizado pelo poder público. Trad recordou que está trabalhando para estruturar a destinação do lixo na Capital, o que deve ser concretizado com a inauguração, prevista para o final do ano, do novo aterro sanitário e da Unidade de Processamento de Lixo.

O vice prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e Agronegócio (Sedesc), Edil Albuquerque, lembrou da importância do momento para a cidade, tendo em vista que a empresa junta-se a várias outras que estão chegando.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions