ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Capital recebe primeira fábrica de tratamento de lixo hospitalar

Wendell Reis | 26/03/2012 13:14

Fábrica é a primeira ecologicamente correta de Campo Grande

Fábrica é a primeira de tratamento de lixo hospitalar de maneira ecologicamente correta(Foto: Divulgação/Denilson Secreta)
Fábrica é a primeira de tratamento de lixo hospitalar de maneira ecologicamente correta(Foto: Divulgação/Denilson Secreta)

O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), inaugurou na manhã desta segunda-feira (26), no Polo Empresarial Nelson Benedito Neto, a primeira fábrica de tratamento do lixo hospitalar de maneira ecologicamente correta em Campo Grande: Oxinal Oxigênio Nacional Ltda.

O empresário Ozae Glauco relatou que o projeto já estava sendo planejado há alguns anos e foi possível concretizar por conta dos incentivos do Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande), que possibilitou o início de uma nova etapa do tratamento de lixo hospitalar em Campo Grande.

Ozae Glauco esclarece que Campo Grande já tem uma empresa que trata do lixo hospitalar, mas sem a tecnologia de autocombustão, que faz a fábrica ser ecologicamente correta. Ele detalhou que 98% do que é incinerado some e outros 2% viram cinza, quem podem ser recicladas e utilizadas, a exemplo, para adubo ou lama asfáltica.

No processo de reciclagem, o maquinário destrói o lixo termicamente e o gás gerado é imerso em água, perdendo as impurezas. Segundo ele, a emissão dos gases é monitorada por um sistema online.

Durante o evento o prefeito Nelson Trad Filho lembrou que a inauguração é um avanço no setor do tratamento de lixo, o que acredita que deve ser priorizado pelo poder público. Trad recordou que está trabalhando para estruturar a destinação do lixo na Capital, o que deve ser concretizado com a inauguração, prevista para o final do ano, do novo aterro sanitário e da Unidade de Processamento de Lixo.

O vice prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e Agronegócio (Sedesc), Edil Albuquerque, lembrou da importância do momento para a cidade, tendo em vista que a empresa junta-se a várias outras que estão chegando.

Nos siga no Google Notícias