ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Capital terá drive-thru da reciclagem na semana que vem

Ação será de 6 a 8 de junho nos altos da Avenida Afonso Pena

Por Caroline Maldonado | 27/05/2024 12:32
11º edição do Drive-Thru da Reciclagem, no dia 14 de março. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
11º edição do Drive-Thru da Reciclagem, no dia 14 de março. (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Quem tem diversos tipos de recicláveis e produtos como óleo de cozinha usado, sucata de aço, ferro e eletrônicos, poderá entregar tudo na 12ª edição do Drive-Thru da Reciclagem, que será entre os dias 6 e 8 de junho, nos altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande. Na última ação, foram recolhidas 8,8 toneladas de materiais.

Não é preciso descer do carro, basta entrar no espaço do drive-thru, entre o estacionamento ao lado do Bioparque Pantanal e o Espaço Municipal de Cultura Vila Morena.

Será possível descartar materiais como papel, papelão, plástico, garrafa pet, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de aço, ferro, eletrônicos, tecido, banner, medicamento vencido, ração, acessório e medicamento para pet, além de lâmpada, pilha, bateria, entre outros.

A ação receberá ainda doação de peças de roupas, calçados, alimentos não-perecíveis e tudo que estiver em boas condições de uso. O material arrecadado será repassado às famílias em situação de vulnerabilidade social assistidas pelo FAC (Fundo de Apoio à Comunidade).

As equipes do FAC vão ministrar as oficinas de “reaproveitamento de alimentos”, “descarte adequado de resíduos” e “artesanato sustentável”. A programação tem diversas atividades educativas e culturais, atrações musicais, teatro para as crianças e ambiente de leitura.

Além de fazer a coleta, a ação visa conscientizar a população para o descarte correto dos resíduos e mostrar os impactos positivos que são gerados com práticas sustentáveis. O tema desta edição é “Cidades inteligentes são sustentáveis”.

Preservação da água - Um litro de óleo pode contaminar 25 mil litros de água. Isso porque suas substâncias não se dissolvem, e, quando despejadas nos cursos d’água causam descontrole do oxigênio e a morte de peixes e outras espécies, podendo contaminar ainda o solo. Apenas na 11º edição do Drive-Thru da Reciclagem, 7,7 milhões de litros de água foram preservados com o descarte correto de 310 litros de óleo usado.

Um quilo de medicamento descartado no esgoto pode contaminar até 450 mil litros de água. Com o descarte correto de 101 quilos de fármacos, foram preservados 45,4 milhões de litros de água.

Nos siga no Google Notícias