ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, QUARTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Carreta da prevenção ao câncer percorre bairros da Capital até dezembro

Nesta semana a carreta estacionou na USF da Vila Nasser

Liana Feitosa | 25/07/2022 17:51
Carreta da prevenção ao câncer. (Foto: Divulgação / Prefeitura)
Carreta da prevenção ao câncer. (Foto: Divulgação / Prefeitura)

A carreta de prevenção ao câncer do Hospital do Amor passará por várias unidades de saúde do município até o mês de dezembro oferecendo a realização de exames para diagnóstico precoce da doença às moradoras da cidade. Nesta semana, a carreta estacionou na USF (Unidade de Saúde da Família) da Vila Nasser, onde fica até a quinta-feira, dia 28 de julho.

As pacientes poderão passar por coleta de material para exames citopatológicos e mamografias, de acordo com a demanda apresentada na unidade. Na semana passada a carreta esteve na USF Itamaracá e realizou 303 exames durante 4 dias que esteve no local.

A carreta tem capacidade de realizar até 50 exames por dia, sendo feito o chamamento das mulheres através de ACS (Agentes Comunitários de Saúde). Durante atendimentos em domicílio esses     profissionais orientam as moradoras a buscarem as unidades de saúde caso se enquadrem nos critérios para análise.

Os exames são capazes de diagnosticar o câncer de cólon de útero e o de mama, os dois mais comuns entre as mulheres. Em Mato Grosso do Sul, o Inca (Instituto Nacional do Câncer) aponta que 19,54 mulheres a cada 100 mil tiveram câncer de colo de útero em 2020. Os casos de câncer de mama são ainda mais comuns, 61,05 a cada 100 mil mulheres.

Os exames também podem ser realizados, ou solicitados, em todas as unidades de saúde do município. Confira o calendário da carreta até o final do ano:

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias