A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

13/02/2013 10:01

Católicos iniciam período de penitência da Quaresma

Paula Vitorino e Luciana Brazil
Fiéis recebem as cinzas na testa, em sinal de cruz. (Fotos: Luciano Muta)Fiéis recebem as cinzas na testa, em sinal de cruz. (Fotos: Luciano Muta)
Católicos iniciam período de Quaresma. Católicos iniciam período de Quaresma.

Para os católicos, a Quarta-feira de Cinzas é um convite a viver com intimidade a fé cristã, momento de conversão, e início da preparação para a festa da Páscoa. Por isso, milhares de fiéis vão hoje até as igrejas para participar da missa, onde é feita a imposição das cinzas sobre a cabeça ou na testa.

“É importantíssimo tudo isso. Eu sinto muito forte a presença de Deus durante essa celebração”, resume a massoterapeuta Maria Lucia Vargas, de 50 anos, que participou já no início da manhã da celebração no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Sobre o significado do rito, a fiel diz que é tempo de “repensar os atos e condutas, pois só assim a gente cresce”.

A empresária Iolanda Martins, de 61 anos, ainda acrescenta que a celebração marca o início da Quaresma, que traz para os fiéis a proposta de reflexão e “se interiorizar”.

Durante a celebração, o padre marca os fiéis na testa com as cinzas, em forma de cruz, ou as coloca sobre a cabeça, dizendo uma das frases:“Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás!” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho!”.

Para os católicos, o convite à conversão feito na Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, tempo de reflexão e preparo para a Páscoa, que inclui rituais de penitência.

A empresária diz que durante o período prefere diversificar os propósitos. “Às vezes fico sem comer chocolate, beber ou comer carne”, diz. A tradição pede que, pelo menos, hoje e na Sexta-feira Santa não se coma carne vermelha.

Já a penitência para Maria Lucia é na abstenção da vaidade. “Sou muito vaidosa, então, minhas penitências são sempre em relação a isso. Deixo de fazer certas coisas que são relacionadas a isso porque ficar sem comer algo, pra mim, é tranquilo”, diz.

As celebrações de Cinzas acontecem ao longo desta quarta-feira em todas as igrejas Católicas, com horários diferenciados. Na Perpétuo Socorro, as cinzas estão sendo impostas durante as novenas, que acontecem de hora em hora, e haverá missa ao meio-dia e 21h.

Guarda oferece palestra sobre prevenção e combate às drogas em Uneis
Jovens da Unei (Unidades Educacional de Internação) Dom Bosco e da Unidade de Internação Feminina Estrela do Amanhã, em Campo Grande, receberam pales...
Cadastramento biométrico é oferecido pela Carreta da Justiça em Anhanduí
Desde o início desta semana a Carreta da Justiça está realizando atendimentos da biometria no distrito de Anhanduí, no município de Campo Grande, gra...


No carnaval, depois de vários dias de festa, imoralidade, bebedeira, drogas e tantas outras coisas nocivas ao ser humano, a religião ainda sustenta que tudo deve terminar numa quarta-feira de cinzas e "arrependimento"! Planeja-se o pecado e seu posterior arrependimento antes de tudo acontecer.
 
Silvia Patrocinio em 13/02/2013 14:25:27
Assim como os católicos, todos os Cristãos devem reavaliar atitudes e pensamentos , termos muita fé e amor. Nos preparamos para comemorarmos a Páscoa, simboliza a ressurreição do bom homem, Nosso Senhor Jesus Cristo. Isso traz benefícios para humanidade!
 
Patricia Cabreira em 13/02/2013 12:48:34
Deixa a quaresma para os católicos que realmente acreditam neste período e, não para os que foram pular carnaval, já premeditando que, após a folia, entram neste propósito.
E que possamos, o ano inteiro, fazer propósitos para nos achegar mais ao pai, porém, como a bíblia diz: "Tem, por ventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quando em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor que o sacrificar...". Deus está interessado primeiramente na nossa obediência e depois nos nossos sacrifícios.
 
Márcio Patrocinio em 13/02/2013 11:50:26
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions