ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Católicos iniciam período de penitência da Quaresma

Paula Vitorino e Luciana Brazil | 13/02/2013 10:01
Fiéis recebem as cinzas na testa, em sinal de cruz. (Fotos: Luciano Muta)
Fiéis recebem as cinzas na testa, em sinal de cruz. (Fotos: Luciano Muta)
Católicos iniciam período de Quaresma.
Católicos iniciam período de Quaresma.

Para os católicos, a Quarta-feira de Cinzas é um convite a viver com intimidade a fé cristã, momento de conversão, e início da preparação para a festa da Páscoa. Por isso, milhares de fiéis vão hoje até as igrejas para participar da missa, onde é feita a imposição das cinzas sobre a cabeça ou na testa.

“É importantíssimo tudo isso. Eu sinto muito forte a presença de Deus durante essa celebração”, resume a massoterapeuta Maria Lucia Vargas, de 50 anos, que participou já no início da manhã da celebração no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Sobre o significado do rito, a fiel diz que é tempo de “repensar os atos e condutas, pois só assim a gente cresce”.

A empresária Iolanda Martins, de 61 anos, ainda acrescenta que a celebração marca o início da Quaresma, que traz para os fiéis a proposta de reflexão e “se interiorizar”.

Durante a celebração, o padre marca os fiéis na testa com as cinzas, em forma de cruz, ou as coloca sobre a cabeça, dizendo uma das frases:“Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás!” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho!”.

Para os católicos, o convite à conversão feito na Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, tempo de reflexão e preparo para a Páscoa, que inclui rituais de penitência.

A empresária diz que durante o período prefere diversificar os propósitos. “Às vezes fico sem comer chocolate, beber ou comer carne”, diz. A tradição pede que, pelo menos, hoje e na Sexta-feira Santa não se coma carne vermelha.

Já a penitência para Maria Lucia é na abstenção da vaidade. “Sou muito vaidosa, então, minhas penitências são sempre em relação a isso. Deixo de fazer certas coisas que são relacionadas a isso porque ficar sem comer algo, pra mim, é tranquilo”, diz.

As celebrações de Cinzas acontecem ao longo desta quarta-feira em todas as igrejas Católicas, com horários diferenciados. Na Perpétuo Socorro, as cinzas estão sendo impostas durante as novenas, que acontecem de hora em hora, e haverá missa ao meio-dia e 21h.

Nos siga no Google Notícias