ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Cavalaria da PM reforça ações para frear aumento da violência na Capital

Renan Nucci | 16/10/2014 10:13
Segundo o comando-geral, cerca de 30 homens da cavalaria da PM reforçam segurança nas periferias. (Foot: Divulgação/ PMMS)
Segundo o comando-geral, cerca de 30 homens da cavalaria da PM reforçam segurança nas periferias. (Foot: Divulgação/ PMMS)

Para frear a onda de violência em Campo Grande, que contabiliza aumento de 46% no número de roubos, a Polícia Militar vai usar a cavalaria para reforçar o policiamento nas ruas. A Capital também teve crescimento no número de homicídios e de furtos neste ano, segundo estatística do Governo. 

O 1º Esquadrão Independente Montado iniciou nesta semana policiamento em caráter preventivo que vai atender as regiões de periferia da Capital. Segundo o comandante-geral da corporação, coronel Valter Godoy Rojas, cerca de 30 policiais da cavalaria participam da operação.

As ações tiveram início na terça-feira (14), na região do Bairro Dom Antônio Barbosa, que compreende também os bairros Parque do Sol e Parque Lageado, bem como a Favela Cidade de Deus, área que tem se tornado um dos principais alvos das forças de segurança, por conta dos altos índices de violência.

De acordo com o coronel Godoy, o objetivo é levar mais tranquilidade aos moradores. “Começamos nesta região porque detectamos que lá está se tornando uma zona de intenso conflito. O objetivo é realizar o policialmente preventivo, inibindo a criminalidade e pondo fim à sensação de insegurança por parte da comunidade”, explicou.

O local é conhecido por causa da disputa entre grupos rivais, geralmente residentes em bairros diferentes, que se enfrentam nas ruas e oferecem risco à população. “Os cavalos têm melhor acesso a estes locais de periferia, onde geralmente o terreno é irregular e as ruas são estreitas e sem asfalto. Além do mais, a população consegue ter um contato maior com os policiais montados”, explicou Rojas.

O comandante da PM lembra ainda que as operações são itinerantes e vão acontecer gradativamente em pontos distintos da Capital. Nesta semana as ações se concentraram no Dom Antônio e imediações, mas o próximo passo já está definido: o Esquadrão Montado vai para as regiões urbanas do Imbirussu e Lagoa, que compreendem bairros como Jardim Petrópolis, União, Taveirópolis, Santo Antônio, Tijuca e outros.

Violência – Ações da PM visam conter o número de crimes como roubos, furtos e homicídios, que cresce na Capital. De 1° de janeiro a 16 de outubro deste ano, a quantidade de roubos subiu 46,9%¨, de 2.570 para 3.776 ocorrências em um comparativo com o mesmo período do ano passado.

Já o número de homicídios cresceu 28%¨, de 85 para 109, segundo a Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública). O número de furtos também teve aumento, de 5,7%, de 11.102 para 11.737.

Nos siga no Google Notícias