ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Central semafórica deve entrar em funcionamento em até 6 meses

Paula Vitorino | 29/08/2012 11:00
Nelsinho Trad e Rudel Trindade (Foto: Rodrigo pazinato)
Nelsinho Trad e Rudel Trindade (Foto: Rodrigo pazinato)

Com a expectativa de organizar o trânsito de Campo Grande, foi assinada hoje a ordem de serviço para implantação do Centro de Controle Operacional da modernização semafórica. O projeto, que prevê dar maior fluidez e diminuir o estresse dos motoristas durante o trajeto, deve entrar em funcionamento em até seis meses.

A central vai possibilitar gerenciar todos os semáforos da Capital de um único local, permitindo resolver problemas operacionais com maior rapidez e sincronizar a abertura e fechamento de acordo com a necessidade de cada cruzamento.

“Hoje nós temos GPS instalados em alguns semáforos, que possibilitou a Onda Verde, mas se precisamos fazer ajustes temos que ir de um em um. É um trabalho que muitas vezes fica impossível”, diz o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Rudel Trindade.

Rudel também esclarece que não será uma nova Onda Verde, mas a modernização do sistema, com a possibilidade de novos mecanismos.

“Se um semáforo está piscando, hoje só sabemos se alguém passa por lá e liga, mas com a central vamos ter controle sob o funcionamento de cada um dos semaforos”, diz.

Outro objetivo é diminuir a “ociosidade” de sinais verde, ou seja, que ficam abertos para a passagem mesmo quando o fluxo de veículos já terminou.

A Central tem investimento de R$ 3 milhões, mas o funcionamento total do sistema ainda depende da instalação do sistema de fibra ótica e câmeras, com recurso de R$ 2,400 milhões, e que deve ter a ordem de serviço assinada nos próximos meses.

Nos siga no Google Notícias