ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Central Semafórica vai facilitar travessia de pedestres, diz Agetran

Gabriel Neris e Paula Vitorino | 29/08/2012 14:57
Prefeito assinou hoje ordem de início de serviço para modernização semafórica (Fotos: Rodrigo Pazinato)
Prefeito assinou hoje ordem de início de serviço para modernização semafórica (Fotos: Rodrigo Pazinato)

O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), assinou na manhã desta quarta-feira (29) ordem de início de serviço para a modernização semafórica, com implantação de Centro de Controle Operacional.

De acordo com o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Rudel Trindade Júnior, um dos objetivos é facilitar a travessia do pedestre nos principais cruzamentos de Campo Grande.

A tecnologia já funciona no cruzamento das avenidas Afonso Pena com Ernesto Geisel. A expectativa é que a Central Semafórica funcione daqui a seis meses.

De acordo com Rudel, assim que o pedestre acionar o botão terá que esperar o ciclo fechar para os dois lados do cruzamento e assim poderá atravessar a rua. O diretor-presidente da Agetran argumenta que o semáforo não fechará no momento que o pedestre apertar o botão.

“Não é que vai apertar o botão e o semáforo vai fechar na hora. O semáforo tem um ciclo, quando alguém apertar o botão ele fechará dentro do ciclo”, explica.

No cruzamento da avenida Afonso Pena com a Ernesto Geisel, o semáforo fecha os dois cruzamentos e funciona por 10 segundos para que o pedestre faça a travessia.

Cintia Gisele Souza, de 19 anos, recepcionista de uma loja localizada na esquina do cruzamento, diz que nem tinha percebido a diferença. “Acho que não vai funcionar apertar o botão, não vai fazer diferença. Ele só fecha na hora que tem que fechar”, comenta.

No cruzamento das avenidas Afonso Pena com Ernesto Geisel, pedestre tem 10 segundos para atravessar a via
No cruzamento das avenidas Afonso Pena com Ernesto Geisel, pedestre tem 10 segundos para atravessar a via

“É importante (a Central Semafórica), mas as pessoas precisam respeitar. A maioria não vai querer ficar parado todo esse tempo”, argumenta.

Segundo Rudel, com todo o cruzamento parado para a travessia dos pedestres, acidentes serão evitados como o que envolveu a taxista, Aparecida Dantas dos Santos, 42, no dia 20 de dezembro do ano passado.

Ao fazer a conversão da rua 14 de Julho para a Afonso Pena, a taxista atropelou Alessandra Larrea Barcelos da Silva, 25. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu na Santa Casa.

De acordo com a Agetran, a Central Semafórica funcionará nos cruzamentos da avenida Afonso Pena com as ruas 14 de Julho, 13 de Maio e com a avenida Calógeras. A previsão é que a tecnologia comece no dia 22 de setembro, data estipulada para a reinauguração da praça Ary Coelho.

Outros pontos cruzamentos estão sendo estudados pela Agetran para receber a Central Semafórica.

Nos siga no Google Notícias