ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEGUNDA  11    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Centro de Campo Grande ganha prêmio nacional por melhorias para pedestres

Obras no microcentro incluíram calçadas acessíveis, rampas, mobiliário urbano e mais áreas verdes

Por Ângela Kempfer | 11/08/2025 14:13
Centro de Campo Grande ganha prêmio nacional por melhorias para pedestres
Prêmio é resultado de obra que abrangeram mais de 80 quadras na regiaç central (Foto: Arquivo)

O centro de Campo Grande recebeu um prêmio nacional por mudanças que tornaram a região mais segura e confortável para quem anda a pé. O projeto “Viva Campo Grande II – Requalificação do Microcentro” foi escolhido como vencedor do Prêmio Cidade Caminhável 2025, na categoria Cidades Grandes.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O centro de Campo Grande conquistou o Prêmio Cidade Caminhável 2025 na categoria Cidades Grandes, após implementar melhorias significativas para pedestres. O projeto "Viva Campo Grande II – Requalificação do Microcentro" abrangeu mais de 80 quadras, incluindo 35 km de calçadas mais largas e 400 rampas para cadeirantes. As intervenções incluíram a instalação de piso tátil, 78 conjuntos de bancos e lixeiras, além do plantio de 1.300 árvores. Como resultado, o fluxo diário de pessoas na região aumentou de 17,4 mil em 2018 para cerca de 21 mil em 2023, impulsionando o comércio local e a utilização dos espaços públicos.

As obras abrangeram mais de 80 quadras, com a construção de 35 km de calçadas mais largas e acessíveis, instalação de 400 rampas para cadeirantes, piso tátil para pessoas com deficiência visual e rebaixamento de guias. Também foram colocados 78 conjuntos de bancos e lixeiras, plantadas 1.300 árvores para dar mais sombra e redesenhada a sinalização de trânsito para aumentar a segurança.

Segundo levantamento, o número de pessoas que circulam diariamente pelo centro passou de 17,4 mil em 2018 para quase 21 mil em 2023. As mudanças facilitaram o acesso a lojas, prédios históricos e serviços, ajudando o comércio e incentivando o uso dos espaços públicos.

O prêmio é organizado pelo Instituto Caminhabilidade, com apoio da Walk 21 e Urban95, e reconhece ações que deixam ruas e praças mais seguras e convidativas para pedestres. Além de Campo Grande, também foram premiadas Natal (RN) e Anicuns (GO).