ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Centro de Convivência do Idoso que é referência nacional comemora 4 anos

Ana Paula Carvalho | 02/09/2011 18:31
Baile encerrou comemorações no CCI Vovó Ziza. (foto: João Garrigó)
Baile encerrou comemorações no CCI Vovó Ziza. (foto: João Garrigó)
Bolo tinha o formato da fachada do CCI. Prefeito participou de comemoração.
Bolo tinha o formato da fachada do CCI. Prefeito participou de comemoração.

Ontem (01) o Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza comemorou aniversário de quatro anos. Na tarde desta sexta-feira um baile encerrou as comemorações.

Ao todo 1.500 pessoas passaram pelo local. Entre elas, o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, o deputado federal Luiz Henrique Mandetta e o presidente da Câmara Paulo Siufi.

Por 11 anos, o centro que se chamava José Nogueira Vieira funcionou em frente ao Horto Florestal, mas por falta de estrutura e por conta do espaço que não comportava a quantidade de idosos inscritos foi inaugurado o Vovó Ziza. Na época eram 200 idosos, hoje esse número chega a 3.500.

Diariamente são atendidos aproximadamente 800 idosos. São 26 modalidades diferentes. Entre elas natação, sinuca, artesanato, academia, hidroginástica, capoeira e a preferida dos frequentadores do local, a dança de salão. Nas sextas-feiras acontece o baile da melhor idade.

Ivanir Barbosa da Costa, de 66 anos, e José Francisco Filho, 69 anos, se conheceram a aproximadamente um ano, em um dos bailes promovidos pelo CCI. Eles estão noivos e pretendem se casar até o ano que vem, quando “a papelada do divórcio dela sair”.

“A primeira frase colou”, gaba-se José, referindo-se sobre como conquistou dona Ivanir. Que frase é essa ele não conta. “Ah, é segredo”, diz.

Ivanir é divorciada, José é viúvo. Cada um tem quatro filhos que apóiam a união dos dois e torcem para que tudo dê certo. Afinal, é principalmente nessa idade que eles precisam de companheirismo.

De acordo com o administrador do centro, Waldir Gomes, 2.500 idosos participaram do almoço comemorativo realizado ontem. Tudo foi de graça. Hoje, além do baile com o grupo chamamezeiros, refrigerante e sorvete, um bolo com o formato da fachada do centro também foi confeccionado. O bolo foi cortado pelo prefeito.

Ainda de acordo com Waldir, para participar das atividades, a pessoa com mais de 60 anos precisa apenas procurar o Vovó Ziza para se inscrever em uma das atividades. “Todo idoso precisa praticar uma atividade, seja ela qual for”, afirma.

Antônio Mauro Campos, de 64 anos, e Marli Bitencourt Campos, 61, são casados e freqüentam todas as terças e quintas-feiras o Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza. Ele está há quatro anos, ela há apenas um, já que ainda não tinha a idade permitida. Enquanto Dona Marli faz artesanato, Antônio joga sinuca com os amigos que fez no CCI.

Rai Pereira, 65 anos, é um deles. O idoso que se vestiu a caráter para participar da festa de gala em comemoração ao aniversário do CCI é campeão de dança de salão e sinuca. “Eu sou o atual campeão de dança e de sinuca daqui. Adoro dançar”, reforça.

Dona Gilce Fonseca, tem 72 anos, e a oito participa das atividades oferecidas pelo local, antes ela frequentava o antigo centro, hoje ela faz caminhada, hidroginástica e dança de salão. “Eu amo isso aqui”, diz.

Dona Gilce diz que ama o CCI.
Dona Gilce diz que ama o CCI.
Ivanir e José vão se casar no ano que vem. Eles se conheceram no CCI.
Ivanir e José vão se casar no ano que vem. Eles se conheceram no CCI.
Nos siga no Google Notícias