ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Centro tem 39 locais vigiados 24h: veja quais e como pedir os vídeos

É possível solicitar imagens pelo site para esclarecer casos de furto, roubo, acidente de trânsito e outros

Caroline Maldonado | 21/11/2021 08:41
Agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) na Gerência do Centro de Controle de Operações em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)
Agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana) na Gerência do Centro de Controle de Operações em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis)

Muita gente nem sabe, mas é possível pedir imagens das câmeras de 39 locais vigiados 24 horas por dia pela GCM (Guarda Civil Metropolitana), em Campo Grande. As delegacias de polícia registram veículos furtados, roubos e acidentes todos os dias, mas poucas pessoas vão atrás do videomonitoramento da cidade na busca por provas que ajudem a esclarecer algum fato.

Para se ter uma ideia de como as ocorrências são frequentes, desde o início deste ano, já foram registrados mais de 12,9 mil furtos de todo tipo na cidade, além de 854 crimes de trânsito, conforme a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça de Mato Grosso do Sul). Apenas 30 pessoas pediram imagens públicas à Sesdes (Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social), do começo do ano até agora.

Câmera de monitoramento da Sesdes, em cruzamento da Avenida Afonso Pena com Rua 14 de Julho. (Foto: Marcos Maluf)
Câmera de monitoramento da Sesdes, em cruzamento da Avenida Afonso Pena com Rua 14 de Julho. (Foto: Marcos Maluf)

Como pedir - Antes, era preciso ir até a Sesdes para solicitar imagens, mas, há algumas semanas a secretaria lançou um atendimento online pelo qual é possível conseguir os vídeos, acessando a área “Solicitação de Imagens CFTV”. Clique aqui para entrar no site.

Antes de pedir as imagens é preciso registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil. Também não é preciso ir até a delegacia. Dá para registrar furtos, extravios, desaparecimento de pessoas e acidentes de trânsito pela área “B.O. Online Delegacia Virtual” do site da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, além de fazer diversos tipos de denúncias. Clique aqui para entrar na Delegacia Online de Mato Grosso do Sul.

O interessado nas imagens tem que anexar o boletim de ocorrência policial e fazer o pedido em, no máximo, 30 dias após o ocorrido.

No formulário de solicitação é preciso informar nome completo, número da carteira de identidade, endereço residencial, email, telefone, local da câmera, data e horário de intervalo da imagem, além de uma breve justificativa do pedido, o detalhamento de qual é a ocorrência e o anexo do boletim de ocorrência.

A resposta da secretaria chega por email em, no máximo, dois dias.

Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Valério Azambuja, na Gerência do Centro de Controle de Operações (Foto: Paulo Francis)
Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Valério Azambuja, na Gerência do Centro de Controle de Operações (Foto: Paulo Francis)

“Muitas pessoas moram em bairros afastados e antes tinham que vir até aqui para pedir as imagens. Então, nossa equipe de tecnologia fez esse site para facilitar e agilizar para que o cidadão consiga as imagens sem ter que vir aqui”, explica o titular da Sesdes, Valério Azambuja.

Em até dois dias, o solicitante recebe um email com a resposta, no qual já pode vir anexada a imagem solicitada. Somente nos casos em que o vídeo é muito extenso e pesado, a pessoa tem que ir com um pendrive retirar uma cópia na secretaria.

Nem sempre a presença da câmera significa que o flagrante foi filmado. O secretário explica que elas são movimentadas diariamente por agentes da guarda que monitoram os locais o dia todo.

“O agente pode fazer um movimento para visualizar outra área e aí deixar de filmar algo ao lado, mas é muito raro não termos as imagens que as pessoas solicitam”, comenta.

Os flagrantes das câmeras são a salvação em casos de pessoas que tiveram o carro furtado ou encontraram o veículo batido na rua.

Cruzamento da Afonso Pena com Rua 14 de Julho, vigiado por câmera de monitoramento 24h. (Foto: Marcos Maluf)
Cruzamento da Afonso Pena com Rua 14 de Julho, vigiado por câmera de monitoramento 24h. (Foto: Marcos Maluf)

“As pessoas buscam as imagens tanto para esclarecer ocorrências na área criminal, quanto na área cível. Às vezes, a pessoa precisa do vídeo para fazer o sinistro do veículo e mostrar que estava certo para ser ressarcido pelos danos e o Juizado de Trânsito também solicita às imagens, geralmente”, detalha Valério.

Vigiada - A Capital tem, ao todo, 71 câmeras em operação em ruas da região central e prédios públicos. Até 2024, esse número deve subir para 301.

A prefeitura planeja instalar mais 130 câmeras no Centro e 100 em outras regiões, inclusive nas quatro saídas da cidade com o principal objetivo de identificar carros roubados e, assim, ajudar na recuperação dos veículos. Como já ocorre no Centro, as imagens das novas câmeras também estarão à disposição para o esclarecimento de diversos outros crimes.

Veja no mapa os locais monitorados por câmeras no Centro: 

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade


Nos siga no Google Notícias