ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Com câmeras até nas saídas, Capital prevê quadruplicar monitoramento em 3 anos

Para isso, mais 100 estão conveniadas com o Governo Federal e outras 130 deverão ser instaladas no centro

Lucia Morel | 27/10/2021 16:35
Câmera de videomonitoramento na Rua 14 de Julho, Centro de Campo Grande. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Câmera de videomonitoramento na Rua 14 de Julho, Centro de Campo Grande. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Campo Grande quer fechar 2024 com quatro vezes mais câmeras de segurança e monitoramento nas ruas da cidade que as 71 em operação atualmente. Para isso, mais 100 estão conveniadas com o Governo Federal e outras 130 deverão ser instaladas na região central, totalizando 301.

O secretário municipal de Segurança, Valério Azambuja afirma que com o Reviva Campo Grande, a Rua Rui Barbosa vai receber equipamentos em toda sua extensão, desde onde se chama Rua Trindade, próximo à UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) até a Avenida Euler de Azevedo. “Dá cerca de uma câmera a cada 100 metros”, comentou.

Mais aparelhos estão previstos para a área central no quadrilátero formado entre as vias Mato Grosso, Calógeras, Fernando Corrêa da Costa e José Antônio. Elas, somadas às 71 já em operação na 14 de Julho, vão garantir monitoramento e segurança em todo Centro, com 155 equipamentos, sendo 130 deles ainda por serem instalados.

Secretário Valério Azambuja mostra sistema em operação na cidade. (Foto: Kísie Ainoã)
Secretário Valério Azambuja mostra sistema em operação na cidade. (Foto: Kísie Ainoã)

As outras 100 câmeras de videomonitoramento previstas são de convênio com o Governo Federal, que prevê 50 delas em quatro saídas da cidade, com vias a prevenir roubo de veículos, já que um dos atributos dos aparelhos, será o de identificar carros roubados.

O valor a ser investido ainda não foi fechado, mas segundo Azambuja, a segurança pública é o principal objetivo da instalação dos equipamentos. Os que já estão em operação ajudam investigações policiais, processos judiciais e identificam infratores, além de serem usadas no controle do sistema de trânsito.

Hoje, o monitoramento já é feito com 71 câmeras distribuídas na Rua 14 de Julho, entre a Avenida Fernando Corrêa da Costa e Mato Grosso, além do quadrilátero composto pela Rui Barbosa, Calógeras, Mato Grosso, 26 de Agosto, Cabeça de Boi e Orla Morena.

Nos siga no Google Notícias