ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, DOMINGO  23    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Ainda tem! Só 20% de vacinas contra a dengue para público ampliado foram usadas

Em Campo Grande, doses foram liberadas ontem (19) para pessoas de 6 a 16 anos

Por Cassia Modena e Ana Beatriz Rodrigues | 19/04/2024 10:32
As doses aplicadas de Qdenga, a vacina contra a dengue, venceriam em 30 de abril deste ano (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
As doses aplicadas de Qdenga, a vacina contra a dengue, venceriam em 30 de abril deste ano (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Cerca de 20% das doses de vacina contra a dengue que estão próximas à data de vencimento foram aplicadas em unidades de saúde de Campo Grande Grande entre ontem (18) e esta manhã (19). O balanço parcial foi informado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Foram liberadas 1.346 doses para um público mais amplo: pessoas de idades entre 6 e 16 anos. A medida busca evitar a perda do que pode ser aplicado somente até 30 de abril deste ano, conforme recomendação da fabricante.

Esses aproximadamente 20% de vacinados totalizam 262 pessoas, de acordo com os dados da Sesau.

A faixa etária que mais se vacinou foi a de 10 a 14 anos: foram 119 doses aplicadas. Depois, vem a de 6 a 9 anos, com 102 doses, e a de 15 a 16 anos, com 40 doses.

A recomendação para ampliar um público maior e esgotar os estoques que poderiam ser perdidos foi feita ao Ministério da Saúde à Sesau e também à SES (Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul).

Movimento - A reportagem esteve nesta manhã na UBS (Unidade Básica de Saúde) 26 de Agosto, para conferir o movimento na sala de vacinação. Não havia ninguém se vacinando no momento da visita.

No entanto, gerente do posto de saúde afirmou que considera a procura grande desde que a ampliação da idade foi permitida.

Na USF (Unidade de Saúde da Família) do Bairro Tiradentes, funcionária da sala de vacina informou que a faixa etária ampliada contemplada pela ampliação, que é 6 a 9 anos e de 15 a 16 anos, ainda não havia procurado o local hoje para se vacinar.

*Matéria editada às 11h31 para acréscimo de informação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias