ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  15    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Chuva intensa faz córrego transbordar e avenida virar "rio" no Bairro Zé Pereira

Água da chuva invadiu a pista e a calçada de residências e estabelecimentos comerciais locais

Por Mylena Fraiha e Alison Silva | 22/01/2024 15:40

No início da tarde desta segunda-feira (22), a chuva intensa ocasionou o alagamento do córrego próximo à Avenida José Barbosa Rodrigues, no bairro Zé Pereira. A água invadiu a pista e a calçada de residências e estabelecimentos comerciais locais. Em menos de uma hora, a via ficou totalmente inundada e virou um “rio”.

Segundo o marceneiro Marcelo Caetano Dias, de 54 anos, o problema é recorrente, mas teve início há poucos anos. "Vocês não viram nada ainda. Essa água atravessa o outro lado da rua e atinge as paredes dentro do estabelecimento. Estou aqui desde 2005, mas toda essa situação começou a se agravar há uns dois ou três anos, acredito que devido ao assoreamento".

O marceneiro explicou que durante as fortes chuvas, eles são forçados a permanecer dentro da marcenaria. "Quando chove muito, nós ficamos até tarde porque não temos condição de sair da marcenaria. Ficamos presos aqui e a água entra por baixo do portão".

Após alagamento na Av. José Barbosa Rodrigues, Marcelo [de camiseta verde] fica ilhado em sua marcenaria (Foto: Alison Silva)
Após alagamento na Av. José Barbosa Rodrigues, Marcelo [de camiseta verde] fica ilhado em sua marcenaria (Foto: Alison Silva)

Além dos problemas com alagamento, Marcelo explica que o mau odor incomoda moradores e comerciantes da região. "Sem falar que quando o córrego transborda, a água da rede de esgoto também transborda e o fedor toma conta de tudo. Não tomando cuidado, as pessoas caem aqui de moto".

Drenagem - Segundo a concessionária Águas Guariroba, o extravasamento de esgoto durante as chuvas está diretamente relacionado a obstruções causadas pelo uso inadequado da rede de esgoto, especialmente devido a ligações irregulares de drenagem na rede de esgoto ou ao descarte irregular de lixo na mesma.

"A rede de drenagem é independente da rede de esgoto domiciliar; no entanto, quando essa conexão é realizada de maneira irregular, nos períodos chuvosos, o volume de água na rede de esgoto acaba excedendo o projetado, resultando em obstruções, extravasamentos e até mesmo no retorno do esgoto para as residências", explica a assessoria da concessionária responsável pela rede de esgoto da Capital.

A empresa também destaca que nesses casos, a concessionária realiza as desobstruções e a manutenção da rede de esgoto. No entanto, reforça que é fundamental utilizar a rede de maneira apropriada. “A Águas Guariroba destaca a importância de não efetuar ligações do sistema de drenagem na rede de esgoto para evitar esse tipo de transtorno”, explica em nota. Às 17h de hoje, uma equipe da Águas Guariroba esteve no local, mas não havia mais alagamento.

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura para saber se há alguma medida planejada para reduzir os alagamentos na região. Em resposta, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) informou que o problema na Avenida José Barbosa Rodrigues é em decorrência do assoreamento do córrego Imbirussu. "A pasta já tem estudo para fazer a limpeza do assoreamento do córrego, mas ainda não há data definida para o início das obras", explica em nota.

[**] Matéria editada às 11h53 do dia 23 de janeiro de 2024 para acréscimo de informações.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias