ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Cinco anos depois, prefeitura quer tirar Cidade do Ônibus do papel

Priscilla Peres e Renata Volpe | 25/01/2017 10:45
Secretário Luis Fernando falou sobre o projeto hoje. (Foto: Yarima Mecchi)
Secretário Luis Fernando falou sobre o projeto hoje. (Foto: Yarima Mecchi)

Cinco anos depois do lançamento, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) quer tirar a Cidade dos Ônibus do papel. De acordo com a sua equipe, as conversas com empresas envolvidas já foram retomadas e agora "só faltam" as licenças ambientais.

A obra foi lançada em 2012 durante a gestão do ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), com o intuito de concentrar todas as empresas de ônibus em um único local, uma área no Anel Rodoviário, nos fundos das Moreninhas.

Agora, o atual prefeito quer por em prática o projeto que prometia tirar 1,2 mil veículos do Centro da cidade. Hoje, o secretário responsável pela Sedesc (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico), Luis Fernando Buainain, disse que a prefeitura trabalha para conseguir as licenças ambientais.

"Estamos fazendo reuniões com os sindicatos da categoria e a secretaria de Meio Ambiente, para destravar essa situação. As empresas querem muito que esse projeto saia do papel, vai ser bom para todo mundo", disse o secretário ao afirmam que as tratativas estão avançadas.

Ainda segundo Luis Fernando, a CCR MSVia (responsável pela BR-163) e a ANTT (Agência Nacional dos Transporte Terrestres) já estão cientes e prontas para a mudança. No local, a prefeitura prevê a construção de um refeitório com capacidade para 2.500 funcionários.

No processo de incentivo fiscal, a prefeitura doa a área de construção e as empresas ficam responsáveis pela infraestrutura do empreendimento.

O superintendente da Sedesc, Dieter Dreyer, disse que há uma reunião marcada para esta tarde, onde será debatido as licenças que faltam para a Cidade do Ônibus. "As licenças ambientais que estão travadas vão demandar de dois a três meses para sair do papel. Mas a previsão é de deixar o terreno pronto para receber as empresas até o fim do ano".

Segundo ele, o local vai reunir empresas de ônibus intermunicipais, como a Viação Queiroz, Motta, Andorinha, Cruzeiro do Sul, entre outras. Atualmente, o mato tomou conta do local, apenas uma placa informando que aquele é o local da Cidade do Ônibus.

Histórico - Em julho de 2015, a Prefeitura de Campo Grande liberou o equivalente a R$ 5,8 milhões em terrenos para nove empresas se instalarem ali e começarem as obras. Mas, um ano e meio depois, nada avançou nesse sentido.

No ano passado, o Campo Grande News mostrou que pra a obra andar, não faltava muito. Seria preciso dar encaminhamento nas exigências da lei, transferir os terrenos para o nome das empresas, assinar Termos de Compromisso e a Prefeitura analisar os projetos de construção para expedir os alvarás.

A Cidade dos Ônibus foi lançada em março de 2012, com promessa de gerar empregos e renda principalmente, para moradores da região das Moreninhas. O intuito era retirar mais de 1 mil ônibus que circulam diariamente pelas ruas da cidade, diminuindo a poluição e os transtornos à população.

Nos siga no Google Notícias