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Capital

Cliente que não recebeu celular comprado em site será indenizado em R$ 6 mil

Adriano Fernandes | 09/04/2018 23:58

Cliente, de 56 anos, será indenizado em R$ 6 mil por não ter recebido um celular comprado num endereço eletrônico falso das Lojas Americanas em Campo Grande. Em março do ano passado, o consumidor pagou R$ 656,84 pelo aparelho e até recebeu um e-mail com o número de seu pedido e o prazo de 10 dias para o seu recebimento.

O celular, no entanto, nunca chegou ao destino. Depois de meses sem um posicionamento oficial da empresa, o cliente foi informado que o número de seu pedido correspondia, na verdade, a outra compra feita por outra pessoa.

Um acordo pelo Procon também foi tentado, mas o problema só foi solucionado no judiciário. Em contestação, a empresa tentou se eximir da responsabilidade e alegou também ter sido vítima de uma fraude aplicada por criminosos.

Eles teriam criado um site similar ao original da empresa e até elaboraram um e-mail falso e clonaram dados de pedidos verdadeiros do sistema da empresa, inclusive gerando um boleto semelhante ao dos pedidos verdadeiros feitos pelo site. No entanto, o juiz Renato Antonio de Liberali da 11ª Vara Cível da Capital não aceitou integralmente a alegação.

“Não é razoável exigir que o consumidor, em toda e qualquer compra que realiza em seu cotidiano, cumpra diligências para verificação de procedência e veracidade dos seus termos, tanto porque, por muitas vezes, isso exigiria conhecimentos técnicos específicos”, ressaltou ao fixar o montante da indenização por danos materiais e morais.

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