ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Com 1,4 mil pacientes em 16 dias, Santa Casa alerta para superlotação

Prefeitura contesta, afirmando que hospital tem 89% dos leitos de UTI ocupados, conforme levantamento feito hoje

Ana Paula Chuva | 16/09/2020 12:29
Área verde do hospital tem 32 pacientes internados. (Foto: Divulgação | Santa Casa)
Área verde do hospital tem 32 pacientes internados. (Foto: Divulgação | Santa Casa)

Dados divulgados pela Santa Casa de Campo Grande na manhã desta quarta-feira (16), mostram que nos últimos 16 dias o hospital atendeu 1.431 pacientes, 520 a mais que no mesmo período em 2020.

Conforme o levantamento entre os dias  1° de janeiro e 16 de setembro de 2019, foram atendidos na Santa Casa 13.898 pacientes, já no mesmo período em 2020 foram registrados 18.900 atendimentos.

Para o hospital a superlotação seria por conta das flexibilizações durante a pandemia da covid-19 na Capital e ressalta que nem todos os atendimentos geram internações.

“No momento, temos 635 pacientes internados na Santa Casa, sendo que o maior fluxo de atendimentos na urgência e emergência do pronto-socorro está relacionado às especialidades de neurocirurgia, ortopedia e cardiologia”, disse em nota.

Além disso, no pronto-socorro o hospital tem 62 pacientes, sendo 15 da área vermelha (reservada para casos de graves) e 47 na área verde com 32 internados.

O hospital inclusive marcou para a tarde de hoje um coletiva de imprensa onde o presidente Heber Xavier e o superintendente da gestão médico-hospitalar Luiz Alberto Kanamura, para falar sobre superlotação, flexibilização das medidas de enfrentamento à pandemia e sobre a falta de medicamentos e insumos na unidade.

Pacientes no corredor do Pronto Socorro. (Foto: Divulgação | Santa Casa)
Pacientes no corredor do Pronto Socorro. (Foto: Divulgação | Santa Casa)

Prefeitura – Questionada sobre a situação do hospital, a prefeitura de Campo Grande disse ao Campo Grande News que o levantamento dos dados realizados na manhã de hoje mostram que a Santa Casa opera com 89% de lotação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), não confirmando superlotação citada já que esta é média de ocupação em períodos fora da pandemia.

Além disso, a prefeitura destacou que conta com 20 leitos de UTI prontos para utilização no hospital do Pênfigo, que serão ativados logo que a ocupação de leitos do município atingir os 90%.

"Caso isso ocorra, portanto as medidas estão sendo tomadas com base em estudos realizados pela prefeitura e na quantidade de leitos de UTI que estão disponíveis para a população", disse em nota.

Nos siga no Google Notícias