ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Com 10 novos leitos, maternidade amplia atendimento neonatal na Capital

A maternidade agora conta com 14 novos leitos intensivos para os bebês recém-nascidos

Adriano Fernandes | 30/03/2022 21:43
Leito em que são mantidos os bebês recém-nascidos. (Foto: Divulgação) 
Leito em que são mantidos os bebês recém-nascidos. (Foto: Divulgação)

Inaugurados na noite desta quarta-feira (30), na Maternidade Cândido Mariano, dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal intermediário devem ajudar a amenizar a crise na assistência a bebês recém-nascidos, na Capital. No total, a maternidade agora conta com 14 novos leitos intensivos para os pequenos. A instalação dos novos leitos é resultado de parceria firmada entre a unidade hospitalar, governo do Estado e a prefeitura, que ficará responsável pelo custeio das novas unidades.

"Com essa ampliação conseguiremos assegurar o atendimento às criança que eventualmente venham a necessitar desse tipo de atendimento, e evitar o agravamento na saúde destes bebês", comentou o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, durante a inauguração.

Autoridades inaugurando nova ala de atendimento neonatal em maternidade. (Foto: Divulgação) 
Autoridades inaugurando nova ala de atendimento neonatal em maternidade. (Foto: Divulgação)

Também estiveram presentes na solenidade o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, integrantes da diretoria da maternidade, da Santa Casa e de outras unidades hospitalares de Campo Grande. .

A pressão na rede de atendimento neonatal do Estado, se agravou devido ao aumento no número de nascimentos prematuros , devido à falta de acompanhamento pré-natal adequado, principalmente durante a pandemia. Daí a necessidade da abertura de novas estruturas como esta.

O lançamento dos novos leitos também é reflexo de ação na Justiça, movida pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul cobrando a instalação de 78 unidades de tratamento intensivo e intermediário para crianças em Campo Grande e no restante do Estado. O pedido é resultado de investigação da 76ª Promotoria de Justiça sobre a falta desse tipo de leito.

 

Nos siga no Google Notícias