ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SEXTA  23    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Com 2,5 mil flagras por mês, fraudes ameaçam qualidade da água na Capital

Rafael Ribeiro | 06/07/2017 13:04
Com 2,5 mil flagras por mês, fraudes ameaçam qualidade da água na Capital
Ligação clandestina de água encontrada por técnicos durante vistoria na Capital (Foto: Divulgação/Águas Guariroba)

Técnicos da fiscalização da Águas Guariroba flagraram, na última quinta-feira (6), uma casa no Jardim Santa Felicidade (zona sul de Campo Grande) com o hidrômetro adulterado com o uso de um arame que segurava o medidor. Situação corriqueira, mas que infelizmente pode prejudicar o fornecimento de água de toda a Capital.

A normalidade assusta. Afinal segundo dados da concessionária, seus técnicos flagram uma média de quase 2.500 adulterações por mês, sejam elas traquejos no hidrômetro para pagar menos ou intervenções mais drásticas, como ligação direta com as tubulações.

Prejuízo que vai além do financeiro, na avaliação dos especialistas. “São ações que comprometem toda a rede de abastecimento, a qualidade da água e do serviço, já que interfere na rede. Além de ser injusto com quem paga”, avaliou Suellen Alves Ferreira, coordenadora de recuperação de perdas da Águas Guariroba.


O caso do Jardim Santa Felicidade acabou na delegacia, registrado no 4º DP (Moreninha). Mas a própria empresa avalia que com o volume de flagrantes, é impossível levar às autoridades todos os casos que encontra. Por isso, leva às últimas conseqüências apenas reincidentes ou casos graves, onde o acusado se mostre agressivo e se recuse a assinar os termos de compromissos.


“Diferente de outros lugares, aqui quem não é fraudador não paga pelas adulterações. O prejuízo é só da concessionária. A população só sente o efeito ambiental negativo”, completou.


Suellen explica que os fraudadores descobertos passam por uma análise do consumo desviado e será cobrada uma taxa referente ao período de um ano, não há valor fixo. A concessionária diz que ainda oferece opção para a pessoa que queira fazer uma auto-denúncia. Ou seja, entregue por conta própria alguma irregularidade em sua casa e assim multa e demais custos de instalações podem não ser cobrados.


A se lamentar, diz Suellen, é o baixo número de denúncias recebidas pela empresa. Por isso acredita que o trabalho de conscientização é importante. A principal fonte de descoberta de irregularidades é por investigação própria, seja com os leituristas que acham as adulterações ou os técnicos que avaliam mudanças na média de abastecimento das casas. “E é algo que independe de classe social, vai da mais baixa a mais alta”, completou a coordenadora.


Quem quiser fazer uma denúncia sobre ligações clandestinas do fornecimento de água ou adulterações no hidrômetro pode ligar de forma anônima para a Águas Guariroba através do telefone 0800-6420115. A ligação é gratuita.

Nos siga no Google Notícias