ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Com 20 ocorrências por noite, PM vai fiscalizar com rigor som automotivo

Flávia Lima | 07/03/2015 21:28
Altos da Afonso Pena é uma das campeãs em registros de abuso de som automotivo. (Foto;Arquivo Campo Grande News)
Altos da Afonso Pena é uma das campeãs em registros de abuso de som automotivo. (Foto;Arquivo Campo Grande News)

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul vai atuar com mais rigor contra os donos de estabelecimentos comerciais e bares da Capital que permitem o uso de som automotivo de forma abusiva. De acordo com o tenente-coronel Solon Rodrigues, do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), a corporação está definindo as estratégias de atuação, no entanto ele adianta que a dinâmica educativa que vinha sendo praticada até então, vai dar lugar a ações mais contundentes.

“A partir de agora quem for flagrado infringindo a lei será encaminhado a uma delegacia e poderá pagar multa de até R$ 5,7 mil conforme disposto no artigo 54 da Lei 9605/98 da Lei de Crimes Ambientais”, ressalta.

De acordo com o tenente-coronel, em média são registrada cerca de 20 ocorrências relacionadas a abuso de som automotivo por noite na Capital. Para coibir essa prática, a corporação está elaborando um plano de ação que inclui aumentar o efetivo durante as fiscalizações.

Ele explica que o maior número de ocorrências é registrado na região central devido a concentração de bares, mas as ações também acontecem e serão intensificadas nos bairros. Entre os principais pontos que sempre geram reclamações estão os altos da Afonso Pena, Avenida Mato Grosso, na entrada para o bairro Carandá e postos de combustíveis. Festas particulares também estão na mira do COM, que vai atuar em parceria com a Semadur e Batalhão de Polícia Ambiental. “O problema sempre acontece onde há concentração de jovens e é aí que vamos atuar”, destaca.

Como até o momento não havia punições ou detenções, o tenente-coronel afirma que o número de reincidências é grande. “Não existe respeito porque as pessoas sabiam que não acontecia nada, agora acredito que quem pratica esse tipo de crime vai repensar a atitude porque haverá consequências”, diz.

As ações irão ocorrer baseadas nas denúncias, mas também serão planejadas, como já acontece hoje, principalmente nos finais de semana. O Comando de Policiamento Metropolitano também irá realizar rondas ostensivas, obedecendo os dispositivos da Lei Complementar Municipal de 28 de março de 1996, que regulamenta em 55 e 45 decibéis os limites máximos permitidos de ruídos nas zonas residenciais de Campo Grande, sendo o máximo no período diurno e o mínimo no período noturno.

É considerada poluição sonora ruídos capazes de produzirem incômodos ao bem-estar, ao sossego e causar problemas à saúde humana. Estudos revelam que um indivíduo submetido diariamente à poluição sonora, pode apresentar sérios problemas de saúde como distúrbios neurológicos, cardíacos e até mesmo impotência sexual.

Quem sentir incomodado com o alto volume, deve entrar em contato com a Polícia Militar através do 190. Na Semadur (Secretaria de Meio Ambiente), o telefone é o 156. A assessoria de imprensa do órgão afirma que não tem competência para fiscalizar o abuso de som automotivo, fiscalizando apenas atividades e empreendimentos comerciais e industriais que produzam ruídos que possam estar acima do permitido pela Lei, como bares, casas de espetáculos, templos religiosos e oficinas. No entanto, a fiscalização acontece quando o som é mecânico ou ao vivo.

Nos siga no Google Notícias