ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Com 2º filho com doença rara, família espera milagre com doação de medula

Aliny Mary Dias | 25/03/2014 09:39
Timóteo passa por quimioterapia e precisa do transplante de medula para sobreviver (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
Timóteo passa por quimioterapia e precisa do transplante de medula para sobreviver (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)

Se a luta de uma família que vê o bebê com poucos dias de vida ser diagnosticado com uma doença rara já é difícil, imagina passar pela mesma situação duas vezes. É isso que vive a família de Diego Recena, 34 anos, e pai do pequeno Timóteo, de apenas 1 mês e 12 dias de vida. A única saída para a cura da doença autoimune diagnosticada há duas semanas é um transplante de medula e, por isso, amigos e parentes promovem uma campanha no Facebook para atrair interessados em fazer o cadastro no banco de doadores.

Por trás de um evento na rede social que faz um apelo para a solidariedade e já conta com mais de 700 pessoas confirmadas, há a história de uma família que pela segunda vez enfrenta a doença HLH (Linfohistiocitose Hemofagocítica), que tem como característica a agressão da defesa do organismo contra o próprio corpo.

Diego conta que há cinco anos o primeiro filho dele e da esposa Ana Paula Rodrigues nasceu com a doença. Na época, a criança foi diagnosticada quando tinha dois meses e sobreviveu até os oito meses de vida. O bebê passou pelo mesmo tratamento de quimioterapia que Timóteo passa hoje, mas não conseguiu o transplante e faleceu.

“Nós tivemos outro filho depois que é saudável, não nasceu com a doença. Mas quando o Timóteo nasceu, no mês passado, ele também foi diagnosticado com a HLH e descobrimos que é genético no nosso caso”, conta.

O diagnóstico foi repassado pelos médicos à família no último dia 12 de março. “É uma doença que não tem diagnóstico fácil, são alguns fatores que levam a descobrir que é a doença como febre, aumento do baço, diminuição das plaquetas e das hemácias”.

As sessões de quimioterapia já começaram e são suficientes apenas para garantir uma sobrevida de alguns meses a Timóteo. As sessões são feitas de três em três dias e só o transplante de medula para salvar a vida do bebê.

Para cadastrar interessados em doar medula, que tem chance de compatibilidade de 1 para cada 100 mil, a Igreja Batista Coronel Antonino, onde Diego é pastor, irá promover uma campanha no próximo sábado (29) na sede do templo.

Equipes do Hemosul da Capital estarão na igreja do meio dia até às 17 horas para o cadastro dos futuros doadores. A igreja fica situada na Rua Santo Ângelo, 169, no bairro Coronel Antonino. Mais informações podem ser obtidas no evento do Facebook neste link.

Para doar – Qualquer pessoa entre 18 e 54 anos com boa saúde pode doar. Os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de sangue com 5 a 10 ml para testes.

Quando há um receptor compatível, o doador é avisado e chamado para novos exames. Depois de tudo aprovado, uma pequena quantidade de medula é retirada do interior de ossos da bacia e o líquido é recomposto pelo organismo em 15 dias. A recuperação para quem passa pelo procedimento é rápida e ocorre em poucos dias.

Segundo filho do casal nasceu sem a doença (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
Segundo filho do casal nasceu sem a doença (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
Nos siga no Google Notícias