Com 3,8 quilos, irmãs siamesas estão na UTI Neonatal da Santa Casa

Nascidas na sexta-feira (3), na Santa Casa de Campo Grande, irmãs xifópagas, popurlamente conhecidas como siamesas, são acompanhadas por equipe médica multidisciplinar que vai decidir o melhor tratamento para o caso. O parto foi de 35 semanas, ou seja, com cerca de um mês de antecipação em relação ao tempo usual, próximo de 40 semanas.
Batizadas de Maria Julia e Luna Vitória, as irmãs pesam juntas 3,8 quilos. O estado delas, conforme boletim médico divulgado pelo hospital, é considerado grave. Estão na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal, respirando com auxílio de aparelhos.
- Leia Também
- Corpos de siamesas foram enterrados em Naviraí na tarde de hoje
- Unidas pelo coração, gêmeas siamesas morrem em hospital de Goiás
“A equipe médica informa ainda que as gemelares recebem antibióticos, alimentação parenteral, recebendo acompanhamento da equipe médica clínica e cirúrgica multidisciplinar e que ainda não tem definição em relação a cirurgia de separação”, diz a Santa Casa sobre o caso.
Conforme apurado pela reportagem, as meninas são unidas pelo tórax e parte do abdome. Os pais souberam do quadro das meninas desde o primeiro ultrasson e desde então estão sendo acompanhados, conforme as informações obtidas. A mãe tem 25 anos.
Raro – Em seis anos, período que a Santa Casa dispõe de estatística, foram registrados três casos do tipo. Em dois, foram feitas cirurgias de separação no hospital e os bebês não sobreviveram. Em um terceiro caso, a família optou por tratamento no estado de Goiás, onde as meninas também faleceram.