ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Com 3,8 quilos, irmãs siamesas estão na UTI Neonatal da Santa Casa

Marta Ferreira | 06/01/2020 16:41
Gemêas xifópagas estão na UTI Neonatal da Santa Casa, onde estão internadas irmãs que nasceram ligadas pelo tórax. (Foto: Assessoria de Imprensa/Santa Casa)
Gemêas xifópagas estão na UTI Neonatal da Santa Casa, onde estão internadas irmãs que nasceram ligadas pelo tórax. (Foto: Assessoria de Imprensa/Santa Casa)

Nascidas na sexta-feira (3), na Santa Casa de Campo Grande, irmãs xifópagas, popurlamente conhecidas como siamesas, são acompanhadas por equipe médica multidisciplinar que vai decidir o melhor tratamento para o caso. O parto foi de 35 semanas, ou seja, com cerca de um mês de antecipação em relação ao tempo usual, próximo de 40 semanas.

Batizadas de Maria Julia e Luna Vitória, as irmãs pesam juntas 3,8 quilos. O estado delas, conforme boletim médico divulgado pelo hospital, é considerado grave. Estão na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal, respirando com auxílio de aparelhos.

“A equipe médica informa ainda que as gemelares recebem antibióticos, alimentação parenteral, recebendo acompanhamento da equipe médica clínica e cirúrgica multidisciplinar e que ainda não tem definição em relação a cirurgia de separação”, diz a Santa Casa sobre o caso.

Conforme apurado pela reportagem, as meninas são unidas pelo tórax e parte do abdome. Os pais souberam do quadro das meninas desde o primeiro ultrasson e desde então estão sendo acompanhados, conforme as informações obtidas. A mãe tem 25 anos.

Raro – Em seis anos, período que a Santa Casa dispõe de estatística, foram registrados três casos do tipo. Em dois, foram feitas cirurgias de separação no hospital e os bebês não sobreviveram. Em um terceiro caso, a família optou por tratamento no estado de Goiás, onde as meninas também faleceram.

 

Nos siga no Google Notícias