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Capital

Com 370 pessoas na fila após fechamento, Refis bate recorde de atendimentos

Jeitinho brasileiro e descobertas de última hora levam centenas a enfrentar horas de espera

Por Geniffer Valeriano e Judson Marinho | 12/12/2025 17:33
Com 370 pessoas na fila após fechamento, Refis bate recorde de atendimentos
Mesmo após fechamento, Central do Cidadão continua lotada (Foto: Paulo Francis)

Jeitinho brasileiro, falta de atenção e descobertas de última hora marcaram o último dia do Refis e lotaram a Central do Cidadão, nesta sexta-feira (12). Conforme a chefe da Divisão de Arrecadação da Sefaz (Secretaria de Fazenda), Djanira Magalhães, mesmo após o fim da distribuição de senhas, cerca de 370 pessoas ainda aguardavam atendimento.

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No último dia do Refis, a Central do Cidadão em Campo Grande registrou intensa movimentação, com mais de 370 pessoas aguardando atendimento mesmo após o encerramento da distribuição de senhas. Até as 16h, 1.232 contribuintes haviam sido atendidos, com expectativa de alc

De acordo com Djanira, até às 16h o Refis já havia atendido 1.232 pessoas. A expectativa era fechar o dia com cerca de 1,5 mil atendimentos, o maior volume desde o início da campanha. “Mais de 15 mil pessoas foram atendidas desde que começou o programa”, informou.

Entre elas está Márcio Alves Benitez, 52 anos, que retirou sua senha às 14h. Ele conta que só descobriu pela manhã que o prazo para aderir ao programa terminaria no fim da tarde. Para tentar garantir o desconto, buscou atendimento pelo site, mas não encontrou a opção de parcelamento.

Com 370 pessoas na fila após fechamento, Refis bate recorde de atendimentos
Márcio Alves descobriu apenas pela manhã que o Refis termina hoje (Foto: Paulo Francis)

“No site não dá opção de fracionar. Só aparece a possibilidade de parcelar toda a dívida. Aqui a gente consegue dividir por ano. Se disponibilizassem isso no site, talvez não teria essa grande demanda hoje”, comentou.

Neide Moreira, 73 anos, chegou no mesmo horário que Márcio, mas atribui a situação ao “jeitinho brasileiro” de deixar tudo para a última hora. Servidora municipal, ela ainda esperava o pagamento cair para resolver os débitos.

“Sabe aquela história do brasileiro que deixa tudo pra última hora? É isso. E eu ainda precisava esperar o pagamento da prefeitura. Agora vim pra parcelar, acertar tudo direitinho”, disse.

Com 370 pessoas na fila após fechamento, Refis bate recorde de atendimentos
Ana Ferreira aguarda ser atendida desde às 8h (Foto: Paulo Francis)

Determinada a aproveitar os descontos, afirmou que ficaria no local até ser atendida. “É uma oportunidade muito boa que a prefeitura oferece. A gente tem que aproveitar pra colocar tudo em dia e entrar em 2026 sem dívida ou IPTU.”

A contadora Ana Ferreira Espíndola, 64 anos, viveu uma peregrinação por descuido. Ela retirou a primeira senha às 8h30, mas perdeu a vez ao sair para tomar um chá. Mesmo com senha prioritária, achou que a espera estava longa e procurou a Ouvidoria; enquanto registrava a reclamação, perdeu a segunda chamada.

Quando conversou com a reportagem, segurava duas senhas: a terceira retirada e outra que ganhou de uma mulher que desistiu da espera. “Resumindo: fiquei aqui até agora e continuo esperando, cansada e com fome”, contou.

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