ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Sem tuiuiú, nova bandeira do TJ se parece com a do Brasil Imperial

Anahi Zurutuza, Marta Ferreira e Clayton Neves | 10/05/2021 06:00
Lado a lado, as bandeiras se parecem; a verde e amarela, do Império, e de fundo vermelho, do TJMS (Foto: Direto das Ruas)
Lado a lado, as bandeiras se parecem; a verde e amarela, do Império, e de fundo vermelho, do TJMS (Foto: Direto das Ruas)

Inspiração – Sem o tuiuiú, símbolo do Pantanal, na identidade visual, a nova bandeira do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) é muito parecida com a do Brasil Imperial. Agora, envolta do mapa do Estado e da balança e espada (símbolo da Justiça), estão adornos do ramo de café e erva-mate, que segundo o Judiciário, rementem às riquezas originais do Estado, assim como estão dispostos os ramos de café e o tabaco na flâmula do Império. Há quem diga que a inspiração tem viés monarquista.

Coroa – A nova bandeira tem 55 estrelas, uma para cada município existente até 11 de outubro de 1979, quando foi instalado o Poder Judiciário em Mato Grosso do Sul. A Capital é representada por estrela da cor “ouro”, conforme publicado no Diário Oficial da Justiça de sexta-feira (7), coroando o mapa do Estado, que hoje tem 79 cidades, e o símbolo central da Justiça. A disposição também é muito parecida como a coroa portuguesa sobre brasão contendo 20 estrelas brancas, que represando as províncias do Brasil à época.

Encontro – O deputado Vander Loubet (PT) divulgou balanço sobre encontro que teve com o ex-presidente e candidatíssimo Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília (DF) na semana passada. “Lula se apresenta para 2022 como uma alternativa sólida aos desmandos do atual governo”, afirmou o parlamentar.

Lembranças – Segundo Vander, Lula se recordou as pescarias em Porto Murtinho, na companhia do então governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, e do deputado, sobrinho do ex-chefe do Executivo estadual. “Reencontrei um homem sereno, tranquilo, bem-humorado e que, apesar de todas as angústias pelas quais passou”.

Articulação – Lideranças nacionais de vários partidos também estiveram com o ex-presidente durante sua passagem por Brasília. Na lista estão inclusos o ex-presidente José Sarney (MDB), o vice-presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marcelo Ramos (PL-AM), o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), o presidente do PSD, Gilberto Kassab e o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (ex-DEM-RJ, a caminho do PSD).

Missão – Para o Partido dos Trabalhadores em Mato Grosso do Sul, Lula deixou a mesma missão: a busca de alianças para viabilizar sua nova candidatura à Presidência no próximo ano. “Todos os encontros de Lula tiveram como tema central a formação de uma ampla aliança de forças democráticas, de esquerda, de centro e inclusive da direita democrática”.

Melhora – O deputado estadual, José Almi Pereira Moura, o Cabo Almi (PT), apresentou melhora no quadro de saúde neste domingo. Entubado desde sexta-feira (7), ele passou 24 horas sem febre, mas ainda precisa da ventilação mecânica, assim como medicação para aumentar a pressão, que estava muito baixa. Ele tem comprometimento pulmonar de 70%.

Internado – Quem precisou de internação neste domingo foi o filho de Almi, Flávio Moura. Com 30% dos pulmões comprometidos, ele está em observação, em vaga de enfermaria.

Campanha – Vivendo em Curitiba (PR) desde 2017, quando foi cursar Medicina na PUC (Pontifícia Universidade Católica), Marcos Vinício Bozzana da Fonseca, de 25 anos, não estava alheio à política em Campo Grande, sua cidade natal. Durante a campanha eleitoral do ano passado, ele pediu votos para Camila Jara (PT).

Mesma idade – Camila, que foi eleita, nasceu no mesmo ano que o estudante assassinado em seu apartamento na capital do Paraná. O corpo do acadêmico foi encontrado na quarta-feira passada. Ela optou por carreira diferente do contemporâneo. Está no último ano do curso de Ciências Sociais.

Nos siga no Google Notícias