ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  15    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Com déficit de enfermeiros, Hospital Regional quer contingenciar leitos

Segundo relatório de fiscalização, faltam 291 enfermeiros e 197 técnicos de enfermagem. Secretaria propõe também processo seletivo

Gabriel Neris | 16/01/2020 16:49
Hospital Regional apresenta deficit no quadro de profissionais de enfermagem (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Hospital Regional apresenta deficit no quadro de profissionais de enfermagem (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Alegando déficit no quadro de enfermeiros no Hospital Regional, em Campo Grande, o Coren-MS (Conselho Regional de Enfermagem) avalia a possibilidade de interdição no local. Diante da possibilidade de paralisação, o governo do Estado sugere o contingenciamento de leitos, o que significa reduzir o atendimento.

Nesta semana houve reunião entre o Coren-MS, Ministério Público Estadual, OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul) e SES (Secretaria de Estado de Saúde).

Coren-MS aponta que o rito de interdição teve início em novembro do ano passado, mas é contra o plano de contingenciamento. “Esse plano propõe o bloqueio de leitos desses setores, de forma a adequar o número de pacientes assistidos aos profissionais disponíveis”, explicou Lucyana Justino, presidente da Comissão de Interdição Ética dos Serviços de Enfermagem do HRMS.

Segundo ela, mesmo com o contingenciamento proposto em vigor, o quadro de profissionais ainda ficaria defasado de 100 técnicos de enfermagem e 50 enfermeiros. Conforme relatório de fiscalização, o deficit atual é de 291 enfermeiros e 197 técnicos.

Outra medida apresentada pelo hospital seria o retorno de cerca de 50 técnicos de enfermagem cedidos a outros órgãos, a cedência de dez técnicos de enfermagem da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), em regime de plantão, e a contratação de mais 20 enfermeiros através de processo simplificado.

A promotora de Justiça, Daniela Guiotti, solicitou durante a reunião a relação de todos os enfermeiros e técnicos que poderão retornar ao hospital e documentos que comprovem a abertura de processo simplificado para contratação.

O Campo Grande News procurou a SES, mas não obteve resposta até o momento.

Nos siga no Google Notícias