ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Com estoque baixo de plaquetas, Hemosul faz campanha para doação nesta quarta

Ônibus ficará no estacionamento da Santa Casa para receber doadores

Danielle Matos | 26/02/2019 11:32
Tempo entre doações varia de homens para mulheres. (Foto: Henrique Kawaminami)
Tempo entre doações varia de homens para mulheres. (Foto: Henrique Kawaminami)

O estoque de plaquetas do Hemosul, em Campo Grande, está baixo e, nessa época do ano, dois fatores agravam a quantidade de doações recebidas. As folias do feriado de Carnaval diminuem as doações e, em contrapartida, a demanda aumenta em proporção aos casos de dengue diagnosticados.

Apesar da baixa quantidade de doações, a gerente técnica do Hemosul Marina Torres afirma que todas as solicitações são atendidas. “Os estoque estão baixos, então estamos pedindo para os doadores virem doar para deixar estoque por causa do feriado de carnaval”.

A gerente explica que as plaquetas têm validade de cinco dias e que a quantidade mínima de doações para atender a demanda de todo o estado é de 150 por dia. Para garantir a segurança dos doadores, o Hemosul de Mato Grosso do Sul permite que apenas pessoas com mais de 55kg doem.

Outras obrigatoriedades para doação são estar bem alimentado e em boas condições de saúde e apresentar um documento com foto. Mulheres podem doar a cada três meses ou no máximo três vezes ao ano. Aos homens são permitidas doações de dois em dois meses e não devem exceder quatro doações anuais.

O ônibus do Hemosul fará todo o ciclo de doação na manhã de quarta-feira (27), das 7h às 11h, desde a triagem até a coleta, passando pelo teste de hemoglobina e medida da pressão arterial. O ponto de coleta será no estacionamento da Santa Casa. Caso o doador tome alguma medicação controlada, deve informar na etapa de entrevista.

Nos siga no Google Notícias