ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Com festa cancelada, blocos ficam em alerta para confusão na Esplanada

Não há estimativa de público para os blocos, mas no ano passado, a folia na Esplanada reuniu cerca de 30 mil pessoas

Anahi Zurutuza | 28/02/2019 11:58
Policiais do Batalhão de Choque da PM que dispersaram a multidão na entrada do Esplanada no ano passado (Foto: Paulo Francis/Arquivo))
Policiais do Batalhão de Choque da PM que dispersaram a multidão na entrada do Esplanada no ano passado (Foto: Paulo Francis/Arquivo))

Com o Carnaval popular que estava programado para acontecer na Avenida Interlagos cancelado, a preocupação dos organizadores dos blocos é com o aumento do público e confusão após o horário do fim da festa na Esplanada dos Ferroviários, em Campo Grande. Os coordenadores dos dois principais cordões já pediram reforço na estrutura – banheiros, limpeza e segurança.

Não há estimativa de público para os blocos, mas no ano passado, a folia na Esplanada reuniu cerca de 30 mil pessoas. 

A estrutura já começava a ser montada, mas a Prefeitura de Campo Grande resolveu os shows marcados para a Avenida Interlagos, de 1º a 5 de março. Segundo nota divulgada pela assessoria, a administração optou em centrar esforços nas obras de recuperação de ruas danificadas pelo temporal de terça-feira (26). 

“Essa questão do Carnaval popular foi uma provocação dos blocos para a Prefeitura. Há alguns anos, o município deixou de realizar a festa, que era na Avenida Fernando Corrêa da Costa e acabou transferindo para os blocos a responsabilidade pelo Carnaval. Só que nós não temos financiamento, só o apoio logístico”, recorda Vitor Samudio, um dos organizadores do Capivara Blasé.

O ator, diretor e produtor cultural de Campo Grande afirma ainda que as organizações dos blocos reforçam que tanto quanto saúde, educação e obras, a cultura, o lazer e o entretenimento também são importantes e têm de receber investimento do poder público. “O Carnaval é uma festa pública da cultura popular, festa democrática”, ressalta.

Samudio fala ainda que geração de renda e movimento da economia. Segundo ele, pesquisas realizadas pela Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) em parceria com a Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Bens,

Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul) chegaram a estimativa de que o Carnaval deve movimentar R$ 50 milhões na economia em Campo Grande neste ano.

“Gera emprego, renda, o comércio lucra. Fatalmente, quando a economia eu gira, isso vai para o cofre público. O Carnaval tem potência econômica muito grande, e isso reflete depois na manutenção do asfalto, na saúde pública”, destaca o organizador.

Dispersão dos foliões com bombas de gás Esquina das ruas Antônio Maria Coelho e Calógeras, no Carnaval de 2018 (Foto: Reprodução)
Dispersão dos foliões com bombas de gás Esquina das ruas Antônio Maria Coelho e Calógeras, no Carnaval de 2018 (Foto: Reprodução)

Preocupação – Tudo isso para lembrar que as organizações estão muito preocupados os reflexos do cancelamento dos shows patrocinados pela Prefeitura de Campo Grande. Os blocos têm de acabar com a festa às 22h. A ideia era receber os foliões na Esplanada e quem quisesse ficar até mais tarde teria a opção de ir para os shows na Interlagos.

“A Interlagos seria uma alternativa para o folião que quer ficar até de madrugada. Sem essa opção, a gente teme que as pessoas fiquem ali e aumente muito a concentração depois do bloco”, explica Silvana Valu, que organiza o Cordão da Valu.

Os blocos têm uma série de regras a seguir. O temor é que voltem a acontecer situações como as do ano passado, quando o Batalhão de Choque precisou agir para dispersar o público na Esplanada.

“A gente não quer que isso aconteça, a gente faz um Carnaval tão lindo, organiza com tanto carinho, estamos cumprindo tudo que nos foi pedido”.

Os organizadores pediram que a Sectur transfira para a Avenida Calógeras e ruas da Vila dos Ferroviários toda o a estrutura preparada para a Avenida Interlagos. Mais detalhes sobre as providências serão divulgados em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira.

Nos siga no Google Notícias