ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Com fim do 'postão', atendimento na Santa Casa cai abaixo da metade

Instituição estreou nesta segunda-feira (29) novo modelo em pronto socorro

Mayara Bueno e Yarima Mecchi | 29/05/2017 10:17
(Foto: Marina Pacheco).
(Foto: Marina Pacheco).
Coordenador de Urgência, Yama Higa. (Foto: Marina Pacheco).
Coordenador de Urgência, Yama Higa. (Foto: Marina Pacheco).

No primeiro dia com o novo modelo de atendimento, a Santa Casa de Campo Grande atendeu 85 pacientes de casos de urgência e emergência da meia-noite até às 9 horas desta segunda-feira (29). Normalmente, segundo o hospital, são atendidas de 180 a 200 pessoas diariamente, incluindo quem os casos grave e não graves.

Hoje, a instituição de saúde estreou uma nova modalidade de atendimento no Pronto-Socorro, priorizando o atendimento de casos considerados graves.

Um portão de elevação foi colocado na frente do local e uma sala de regulação da Prefeitura de Campo Grande, chamada de “Unidade de Regulação” e posteriormente “Unidade de Acolhimento”, instalada em uma sala anexa. Na fachada, ao invés de pronto socorro, "Urgência e Emergência".

Conforme o coordenador geral de urgência da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Yama Higa, a equipe do município na Santa Casa será composta por um funcionário administrativo, enfermeiro e assistente.

São eles que terão a responsabilidade de atender os pacientes não regulados e encaminhá-los, conforme o caso, para postos de saúde próximos de suas residências.

A instituição de saúde confirmou que hoje os 85 vieram a partir de regulação e se encaixam nas classificações de urgência ou emergência. A média diária de atendimento é de 180 a 200, incluindo encaminhados pela Central de Vagas e os que não são.

Nesta manhã, ainda foi possível ver pelo menos 14 macas no corredor do Pronto Socorro. Segundo a assessoria, a expectativa é que até quarta-feira (31) o número seja reduzido.

Guilherme Coelho Sousa, que levou a sogra no Pronto Socorro nesta segunda-feira (29). (Foto: Marina Pacheco).
Guilherme Coelho Sousa, que levou a sogra no Pronto Socorro nesta segunda-feira (29). (Foto: Marina Pacheco).

Regulados – Para quem sofre de alguma doença grave, a mudança é positiva. Stella Rossetto, 53 anos, levou a mãe que tem câncer depois de passar mal de madrugada. Mesmo indo com meios próprios – sem ser de ambulância -, a paciente conseguiu atendimento pela situação de urgência.

Da mesma forma, Guilherme Coelho Sousa, 27 anos, está com a sogra renal crônica, que passou mal e foi encaminhada à Santa Casa pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Apesar de o atendimento ter sido rápido, ele acredita que muita gente vai sofrer, já que procura o hospital por ter uma estrutura melhor, se comparada com a encontrada em postos de saúde.

Em entrevista a FM Capital, o prefeito, Marquinhos Trad (PSD), disse que a instituição de saúde é referência, mas para média e alta complexidade. “As pessoas vão com dor de cabeça, náusea, quando este atendimento é possível de ser feito em UPAs”.

O chefe do Executivo Municipal reconhece que as unidades precisam ser melhoradas, até mesmo para que o paciente sinta confiança em ir aos postos para receber atendimento.

Nos siga no Google Notícias