ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Com horário ainda indefinido, clientes lotam Centro no sábado

O impasse entre o sindicato dos trabalhadores do comércio e as entidades patronais faz com que o comércio não funcione até mais tarde

Izabela Sanchez, Bruna Pasche e Mirian Machado | 08/12/2018 16:05
Consumidores caminham no centro da cidade na tarde de sábado (8) (Foto: Henrique Kawaminami)
Consumidores caminham no centro da cidade na tarde de sábado (8) (Foto: Henrique Kawaminami)

As lojas do centro, na tarde deste sábado (8), exibem filas e o comércio na região está lotado. Os clientes aproveitam a tarde, já que os estabelecimentos não estão funcionando com horário estendido, como geralmente ocorre nesta época do ano. O motivo é um impasse sobre o horário que envolve os sindicatos dos lojistas e dos trabalhadores. Os comerciantes esperam que as lojas comecem com o horário especial a partir de segunda-feira (10).

Flávia Regina de Oliveira Lima, 36 anos, doméstica, veio de Pedro Gomes, a 309 km de Campo Grande e é uma das clientes que lotam o centro na tarde deste sábado. “Tirei o dia para fazer isso, apesar de ter amanhã. Em Pedro Gomes as coisas são muito caras. Uma calça que vale R$ 50 aqui lá pode chegar a R$ 200”, conta.

“A maioria das pessoas vão para São Paulo fazer compras. Como já estou aqui vou aproveitar para levar presenta para todo mundo. Preferi porque sei que mais tarde vai lotar, porque o sol abaixa. O que faltar compro amanhã”, afirma.

Os sindicatos já realizaram quatro reuniões para discutir os termos da negociação para o período de 01 de novembro de 2018 a 31 de outubro de 2019, com destaque para o horário de funcionamento das lojas durante o final de ano. Ainda assim, até agora, não chegaram a um acordo.

Flávia veio de Pedro Gomes para fazer compras na Capital (Foto: Henrique Kawaminami)
Flávia veio de Pedro Gomes para fazer compras na Capital (Foto: Henrique Kawaminami)

Welida marques, gerente de uma loja de presentes e capinhas de celular, espera crescimento de cerca de 50% nas vendas quando o horário for estendido. Ela comentou, no entanto, temer o funcionamento até tarde e afirma que a segunda loja que possui vai fechar às 21h.

Quem também aproveitou a tarde para as compras foi a dona de casa Rita Rosa Gomes, 57. Rita, ainda assim, procurava roupa e presenta para formatura. As compras de natal, contou, vai deixar para a última semana. “Aproveitei para vir passear. A noite preciso descansar e não sabia se estava abrindo ou não”, declarou.

Fiscalização - O Sindicato dos Empregados do Comércio de Campo Grande protocolou, na tarde de segunda-feira (3) na Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), um ofício com pedido para que a prefeitura fiscalize o horário de funcionamento das lojas do Centro. O pedido é uma reação ao fato de ainda não haver consenso entre empregados do comércio e os empresários sobre o horário especial de final de ano.

Nos siga no Google Notícias