ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Com ingá despencando na cabeça, dona de banca corre a cada chuva

Árvore caiu sobre comércio na madrugada de 31 de dezembro; situação não foi resolvida até agora

Amanda Bogo | 05/01/2017 16:51
Árvore caída em cima de banca de revista preocupa proprietários (Foto:Amanda Bogo)
Árvore caída em cima de banca de revista preocupa proprietários (Foto:Amanda Bogo)

“Quando chove, a gente tem que largar tudo e sair correndo”, conta a proprietária da banca de revistas localizada na Avenida Afonso Pena, entre a 13 de maio e a Rui Barbosa, no Centro de Campo Grande, Adélia Benites, 52 anos. Uma parte do enorme ingá na beira da calçada caiu sobre o local na madrugada do dia 30 para o dia 31 de dezembro do ano passado, e a árvore ainda não foi removida, o que causa medo e incerteza na comerciante.

A loja é de Adélia e do esposo, Mário Ayabe, 60 anos. Ela conta que acionou o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, a Seinthra (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habilitação) e a Energisa, uma vez que a árvore atingiu a fonte de energia da loja, para buscar uma solução. Porém, os galhos continuam ameaçando a banca.

“O bombeiro tirou parte que estava quebrada e caiu na rua, já a Defesa Civil condenou a árvore. Liguei para a prefeitura e eles dizem que é responsabilidade da Energisa cortar, e quando ligo na Energisa, eles repassam a responsabilidade para a prefeitura. Ligo 24 horas por dia e ninguém resolve. Temos muito medo”, contou Adélia.

Árvore está em cima de fonte de energia da banca (Foto: Amanda Bogo
Árvore está em cima de fonte de energia da banca (Foto: Amanda Bogo

Sem respostas e preocupados, temendo que a árvore caia e destrua a banca, a opção que restou para os comerciantes, além de aguardar uma resposta quanto a situação, é deixar o local quando começa a chover.

“A Defesa Civil disse que se bater um vento, a gente tem que sair de baixo e largar tudo. Quando chove é essa situação. Mas as pessoas procuram abrigo aqui por ser coberto. Ontem, quando começou a chover, as pessoas vieram para baixo do toldo e nós ficamos pedindo para que saíssem, porque pode acontecer o pior”.

Mário completa a afirmação da esposa. “Uma parte está cortada, mas vai ficar nesse jogo até quando? Até cair a árvore?”

Em nota, a Energisa afirma que realizou um atendimento emergencial no local após o chamado aberto pelos comerciantes, removendo o galho e os resíduos da poda. A concessionária ressaltou que a manutenção da vegetação é de responsabilidade da Prefeitura Municipal, exceto em situações em que a vegetação esteja na rede de distribuição de energia elétrica.

Nesta condição, a concessionária tem autorização para realizar manutenção somente nos galhos que estão em contato com a rede.

A Prefeitura de Campo Grande, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que uma equipe está a caminho do local para fazer a remoção da árvore. Até o fechamento deste texto, no entando, os trabalhos ainda não haviam começado. 

Nos siga no Google Notícias