ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Com leve "estabilização" em UTIs, Unimed retoma cirurgias eletivas

Unimed Campo Grande havia suspendido cirurgias eletivas há duas semanas como forma de reduzir fluxo de pessoas

Guilherme Correia | 07/04/2021 10:10
Hospital da Unimed, em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã)
Hospital da Unimed, em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã)

A Unimed, em Campo Grande, voltará a realizar cirurgias eletivas a partir de sexta-feira (9), desde que haja "leitos disponíveis para o atendimento com segurança".

A decisão vai de acordo com norma técnica da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que recomenda retomada desse tipo de procedimento, além de decretos estaduais e municipais, que restringem apenas o atendimento em instituições públicas.

Mesmo que especialistas critiquem que decretos das últimas semanas tenham sido muito permissivos, e que isso não reduziu consideravelmente a situação crítica da pandemia, o "feriadão" foi responsável, minimamente, por uma "estabilização" nos casos.

"A Unimed Campo Grande fará o acompanhamento diário da disponibilidade de leitos clínicos e de UTI, bem como do estoque de insumos/medicamentos para sedoanalgesia e/ou anestesia no Hospital Unimed Campo Grande, como forma de, se necessário, equalizar a medida ora tomada", diz nota oficial publicada pela instituição.

A instituição também informa que hospitais credenciados serão responsáveis pelo próprio controle e monitoramento.

Cirurgias eletivas - Devido a lotação neste hospital e em UTI's (Unidades de Terapia Intensiva) de várias instituições, públicas e privadas, esse tipo de atendimento foi suspenso há duas semanas como forma de reduzir fluxo de pessoas.

Entende-se por cirurgia eletiva procedimentos que podem ser adiados e que não tenham grandes chances de causar agravamento da enfermidade a curto prazo em termos de risco de vida e perda de função ou órgãos, e que não constituem urgência ou emergência.

Nos siga no Google Notícias