A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

23/01/2012 15:36

Com panfletos, delegacia começa campanha de orientação à população

Nadyenka Castro

Estudo feito pelo delegado Wellington de Oliveira, titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil, indica que descuidos das vítimas contribuem para ocorrências de crimes. Diante disso, ele reuniu em folders algumas orientações importantes para serem lembradas no dia-dia

Para ajudar a reduzir a violência em Campo Grande, a 1ª Delegacia de Campo Grande começou a distribuir panfletos com orientações à população. São dicas baseadas em estudos feitos pelo delegado titular Wellington de Oliveira, que pretende fazer uma mobilização no Centro da Capital para chamar atenção sobre a importância de atitudes preventivas.

Por enquanto, os folders são entregues somente a quem procura a unidade policial. Mas, a intenção é distribuir na área central em uma ação que ainda está em fase de planejamento, segundo o delegado Wellington de Oliveira, que como trabalho de conclusão de curso de pós-gradução, fez um estudo sobre a ocorrência de crime de furto na área de responsabilidade da 1ª Delegacia.

Pelo estudo, o delegado concluiu que a máxima “a oportunidade faz o ladrão” é verdadeira em muitos casos. Diante disso e amparado pelas atribuições legais de delegado de Polícia, Wellington reuniu no panfleto dicas para serem lembradas por todos no dia-dia e assim ajudar a evitar a ocorrência de crimes.

Prevenção - O folder conta com dicas de prevenção a crimes nas ruas, nas compras, em agências bancárias, no carro, nos cruzamentos, no ônibus e em residências. Também há orientações sobre como evitar sequestros relâmpagos, assaltos no trânsito e a agir em casos de golpe de falso sequestro. Há ainda informações sobre cuidados com filhos e sobre a Polícia Comunitária.

Delegado fez estudo sobre furtos na área central. Agora, distribui folders com orientações de prevenção à população. (Foto: João Garrigó)Delegado fez estudo sobre furtos na área central. Agora, distribui folders com orientações de prevenção à população. (Foto: João Garrigó)

Entre as orientações para evitar ser alvo de ladrão estão:

- Em via pública estão: não abrir a carteira ou bolsa na frente de estranhos; ao sair sozinho caminhar pelo centro da calçada e na direção contrária ao trânsito e, à noite, evitar passar em ruas ou praças mal-iluminadas.

- Na hora das compras é importante ir na companhia de outras pessoas, pagar preferencialmente com cartão ou cheque e não entrar em lojas muito cheias.

- Quando tiver que ir ao banco, evite contato com pessoas estranhas; ao sacar dinheiro, nunca coloque no bolso de trás da roupa e, se possível, distribua-o por vários locais e, se, ao sair da agência o pneu do seu veículo estiver vazio, retorne ao banco e só depois providencie a troca.

- No carro, evite usar joias e deixar amostra objetos de valor. Se possível, mantenha os vidros fechados e as portas travadas. Nunca deixe documentos, dinheiro e objetos de valor no interior do automóvel.

- No trânsito, ao parar o veículo, deixe-o sempre em primeira marcha. Nunca deixe as chaves amostra e procure estacionar em locais vigiados por pessoas de confiança e ao perceber que está sendo seguido procure um posto policial.

- Quando estiver no ônibus, carregue bolsas sempre junto ao corpo, na frente; desconfie sempre de estranhos e procure pagar a passagem com dinheiro trocado ou utilizar o cartão e após, às 22h, peça ao condutor para parar na esquina mais próxima de sua casa, pois neste horário, a lei permite a parada.

- Não deixe a luz de seu imóvel aceso durante o dia, atenda à solicitações pessoais somente após identificação prévia. As crianças devem ser orientadas a não abrir as portas para estranhos.



PARABÉNS, Dr. Wellington, pela iniciativa, pela preocupação com a população e pelo seu comprometimento com o trabalho que exerce, espero que continue assim, DEUS TE ABENÇOE SEMPRE.
 
Regina Celia em 24/01/2012 09:52:51
PARABENS, AO DR WELLINGTON, FAZENDO A FUNÇÃO DE SERVIDOR PÚBLICO E PATRIOTA, DESCENTRALIZADOR DO CONHECIMENTO DOS DIREITOS QUE TEM UMA SOCIEDADE, A INFORMAÇÃO A DISPOSIÇÃO DO POVO, QUE O POVO PASSA A ADMINISTRAR JUNTOS, QUE DEUS ABENÇOE, QUE A EXCELENTES PROMOÇÕES VIRÃO PARA O EXCELENTE SERVIDOR, DEUS ESTA TE PROTEGENDO, CONVOCO A TODOS SERVIDORES DE TODOS ESCALÕES, FAÇA O QUE FAZ O WELLINGTON.
 
PEDRO BRAGA em 24/01/2012 09:42:38
Excelente iniciativa o ideal seria que o SEJUSP a encapasse e ampliasse a iniciativa para todo o Estado, por meio de jornais e televisão, bem como ações de campo com orientações diretas à população.
 
REGINALDO SALOMÃO em 24/01/2012 09:07:34
é, a iniciativa é louvavel mas não vamos achando que só por conta de um estudo "aprofundado" que o nobre colega iniciou que ja possa ser ele o nosso Secretário de Segurança Publica, daqui uns comentários seria nosso Governador!!! ou quem sabe o Presidente.... alguem ja perguntou á ele se ele ja levantou algum estudo sobre o salario das Policias? porque o dele como delegado tá em 11 mil mensais...
 
Alfredo PAraguai em 24/01/2012 08:52:18
Parabéns ao Dr. Wellington! A prevenção é o melhor estratégia de policiamento, pois protege a integridade física e patrimonial do cidadão - Infelizmente, não existe fórmula de calcular a importância de sua atitude em prol da sociedade, a não ser o método da comparação com determinados dados anteriores.
 
jose ivan de almeida em 24/01/2012 07:55:58
Trabalho como este sempre tem bons resultados, parabéns Dr Wellington, muito obrigada pelo seu trabalho a favor de nossa segurança.abraço
 
LISANE CRISTINA FLECK em 23/01/2012 09:23:01
Parabéns ao Dr. Wellington, que com criatividade e técnica presta excelente serviço de Segurança Pública.
 
Gustavo Bueno Vieira em 23/01/2012 08:51:04
os conselhos urbano e segurança precisa ser convocados para contribuir com o exelente trabalho que é a prevenção.parabens pela iniciativa.
 
eunice gonçalves martins em 23/01/2012 08:49:17
parabenss a sua iniciativa, a pessoa certa que nos comunidade estamos precisando para ser o nosso lider em questão de segurança pública.
seria o melhor Secretário de Estado de Justiça e Segurança pública...
 
marcos sobreira em 23/01/2012 08:15:59
Otima iniciativa Dr. Wellington, o sr deu o 1º passo agora depende de cada um de nós nos cuidar. Mas por incrivel q pareça ainda tem gente dando bobeira, não devemos facilitar, qquer duvida procure orientação junto a parentes ou pessoa confiavel.
 
MAGALI SANTANA em 23/01/2012 05:01:28
Parabéns ao Dr. Wellington pelo inecedível trabalho que vem fazendo em Campo Grande MS.
 
Enilton Zalla em 23/01/2012 03:49:36
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions