ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Com panfletos, delegacia começa campanha de orientação à população

Nadyenka Castro | 23/01/2012 15:36

Estudo feito pelo delegado Wellington de Oliveira, titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil, indica que descuidos das vítimas contribuem para ocorrências de crimes. Diante disso, ele reuniu em folders algumas orientações importantes para serem lembradas no dia-dia

Para ajudar a reduzir a violência em Campo Grande, a 1ª Delegacia de Campo Grande começou a distribuir panfletos com orientações à população. São dicas baseadas em estudos feitos pelo delegado titular Wellington de Oliveira, que pretende fazer uma mobilização no Centro da Capital para chamar atenção sobre a importância de atitudes preventivas.

Por enquanto, os folders são entregues somente a quem procura a unidade policial. Mas, a intenção é distribuir na área central em uma ação que ainda está em fase de planejamento, segundo o delegado Wellington de Oliveira, que como trabalho de conclusão de curso de pós-gradução, fez um estudo sobre a ocorrência de crime de furto na área de responsabilidade da 1ª Delegacia.

Pelo estudo, o delegado concluiu que a máxima “a oportunidade faz o ladrão” é verdadeira em muitos casos. Diante disso e amparado pelas atribuições legais de delegado de Polícia, Wellington reuniu no panfleto dicas para serem lembradas por todos no dia-dia e assim ajudar a evitar a ocorrência de crimes.

Prevenção - O folder conta com dicas de prevenção a crimes nas ruas, nas compras, em agências bancárias, no carro, nos cruzamentos, no ônibus e em residências. Também há orientações sobre como evitar sequestros relâmpagos, assaltos no trânsito e a agir em casos de golpe de falso sequestro. Há ainda informações sobre cuidados com filhos e sobre a Polícia Comunitária.

Delegado fez estudo sobre furtos na área central. Agora, distribui folders com orientações de prevenção à população. (Foto: João Garrigó)
Delegado fez estudo sobre furtos na área central. Agora, distribui folders com orientações de prevenção à população. (Foto: João Garrigó)

Entre as orientações para evitar ser alvo de ladrão estão:

- Em via pública estão: não abrir a carteira ou bolsa na frente de estranhos; ao sair sozinho caminhar pelo centro da calçada e na direção contrária ao trânsito e, à noite, evitar passar em ruas ou praças mal-iluminadas.

- Na hora das compras é importante ir na companhia de outras pessoas, pagar preferencialmente com cartão ou cheque e não entrar em lojas muito cheias.

- Quando tiver que ir ao banco, evite contato com pessoas estranhas; ao sacar dinheiro, nunca coloque no bolso de trás da roupa e, se possível, distribua-o por vários locais e, se, ao sair da agência o pneu do seu veículo estiver vazio, retorne ao banco e só depois providencie a troca.

- No carro, evite usar joias e deixar amostra objetos de valor. Se possível, mantenha os vidros fechados e as portas travadas. Nunca deixe documentos, dinheiro e objetos de valor no interior do automóvel.

- No trânsito, ao parar o veículo, deixe-o sempre em primeira marcha. Nunca deixe as chaves amostra e procure estacionar em locais vigiados por pessoas de confiança e ao perceber que está sendo seguido procure um posto policial.

- Quando estiver no ônibus, carregue bolsas sempre junto ao corpo, na frente; desconfie sempre de estranhos e procure pagar a passagem com dinheiro trocado ou utilizar o cartão e após, às 22h, peça ao condutor para parar na esquina mais próxima de sua casa, pois neste horário, a lei permite a parada.

- Não deixe a luz de seu imóvel aceso durante o dia, atenda à solicitações pessoais somente após identificação prévia. As crianças devem ser orientadas a não abrir as portas para estranhos.

Nos siga no Google Notícias