A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

04/03/2013 09:30

Com poucos médicos, pacientes esperam 1 hora e meia em postos

Luciana Brazil e Mariana Lopes
No posto do bairro Guanandi, a fila pela manhã era grande. (Foto: Mariana Lopes)No posto do bairro Guanandi, a fila pela manhã era grande. (Foto: Mariana Lopes)

Sem médicos em número suficiente nos postos de saúde da Capital, a população enfrenta horas de espera por atendimento. A ausência de profissionais atinge várias unidades de saúde. No posto do bairro Guanandi, a agente de turismo Lourdes Paiva, 49 anos, ficou mais de uma hora e meia esperando atendimento para a filha de 15 anos na manhã desta segunda-feira (4).

A enfermeira da unidade chegou a avisar sobre a falta de profissionais. “Ela disse que o quadro de médicos estava reduzido, mas não explicou os motivos”, disse Lourdes. Os pacientes estão sendo atendidos “bem devagar”, lembrou a agente.

“Ninguém vem para cá para ficar esperando por frescura. Se a gente procura o posto é porque a gente precisa mesmo”. A filha de Lourdes estava com dores de estômago e vomito.

A cozinheira Foraci Mendonça, 58 anos, que está com dengue, disparou críticas ao atendimento. “A precariedade é muito grande e o prefeito, ao invés de melhorar a saúde, piorou”. Foraci foi até o posto fazer o acompanhamento da doença.

Depois de desmaiar no terminal rodoviário, a jovem de 19 anos foi levada ao posto de saúde. A mãe, a doméstica Rosangela Assis, 43 anos, afirmou que apenas uma médica fazia o atendimento durante as primeiras horas da manhã.

A filha de Rosangela, segundo ela, chegou ao local em estado preocupante, mas ainda assim o atendimento não foi priorizado.

“Só tinha uma médica, e das 7h30 até as 8h30 a médica só tinha atendido duas pessoas. Por volta das 8h30 chegaram mais dois. Mas mesmo assim está muito lento”.

A administração municipal iniciou os atividades reforçando que os atendimentos nas unidades de saúde seriam priorizados. O secretário Municipal de Saúde Ivandro Fonseca chegou a afirmar que "nenhum paciente esperaria por mais de uma hora nas unidades".

A equipe de reportagem do Campo Grande News entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura, mas até o momento da publicação não havia obtido resposta sobre a falta de profissionais.



Se esperam é porque não é emergência, pois os pacientes que necessitão de atendimento imediato é realizado, agora sr. Secretário paciente não esperar uma hora o atendimento vai colocar quantos médicos nas unidades uns 30 eu acho.
 
Rodrigo Souza em 04/03/2013 20:01:42
JANAINA BRAGA VIEIRA, o problema está com a sociedade que não quer nada com a dureza! Somente querem o emprego e pronto!
 
Gustavo Ribeiro em 04/03/2013 18:05:32
O problema de saúde em campo grande não é os profissionais e sim a cultura do povo que vai aos postos de saúe 5 vezes mais que o recomendado pela organização mundia provocando o acumulo de atendimento Tem paciente que durante um ano foi as unidades de saude mais de 200 vezes ou seja um dia sim e outro também e olha que não tem uma patologia cronica só tem falta do que fazer.Não adianta colocar mais médicos ou aumentar salarios se não mudar o processo de trabalho da saúde.
 
Leandro martinez em 04/03/2013 18:03:47
Senhores,
li neste jornal eletrõnico há alguns meses atrás que paciente estavam reclamando de espera de até 6 horas, isto em novembro , agora só 1 hora e meia , pedem para eles fazerem uma consulta pela unimed em qualquer consultório que vão ver que eles estão bem.
 
cesar anderson em 04/03/2013 17:19:28
"eu nao sei do que os pacientes reclamam, alem de ser atendimento de graça querem ser atendido na hora? e pra acabar ne, no particular e convenio a gente espera de quatrro a cinco hors pra ser atendido, entao pra quem vamos reclamar. o povo tem que aprender que medico nao e magico e nem maquina."

Há quanto tempo não lia tamanha bobagem... Atendimento de graça? A senhora esquece que pagamos um das maiores cargas tributárias do planeta para termos acessos a Saúde e Educação de "graça"? E ainda temos que aturar tamanho descaso sem nem reclamar? A vah.... Por pessoas iguais a você que estamos nessa situação....
 
Luiz Henrique em 04/03/2013 14:10:44
Então o SUS está bem melhor do que o atendimento particular, pois hoje mesmo cheguei na ProntoMed às 7:00h e saí de lá 12:00h, só pra fazer a ficha a moça demorou 30 minutos, isso por que só tinha uma criança na frete da minha filha.
 
Karol Souza em 04/03/2013 14:10:38
O problema não está somente com os médicos dos postos de saúde. Nos consultórios particulares, hospitais como o São Lucas, Prontomed, leva até três horas e, às vezes, mais que isso. Então, a situação é geral.
 
JANAINA BRAGA VIEIRA em 04/03/2013 14:09:18
Se fosse somente uma hora estava bom...já esperei 4 horas pra o médico olhar e me receitar dipirona sem ao menos pedir exame de sangue ou fazer algum outro exame. Médicos que não são humanizados, te tratam como animais e ainda não comparecem pra te atender no horário, se você precisar ser atendido na troca de plantão então esquece fii. No Vila Almeida é um descaso total...
 
Bruno Freire em 04/03/2013 13:40:25
melhorou,aki nas moreninhas esperei por 3 horas pra tomar uma vacina,e olha k só tinha recem-nascido gestante e idoso na fila,quem sabe até o final do mandato a coisa fica boa....
 
rosane scavoni em 04/03/2013 13:16:02
nos postos estao faltando medicamentos, produtos de limpeza, os funcionários não recebem alimentação, não tem médicos nem técnicos e enfermeiros suficientes. salários atrasados... para de reclamar e vai trabalhar bernal... e esse secretário de saúde, dizem q quando trabalhou na funlec arruinou e levou para o buraco parte dela.
impeachment já!!! rsrsrs
 
adao soler em 04/03/2013 13:03:45
Fui ao médico particular há alguns dias... paguei R$ 250,00 e esperei TRÊS horas para ser atendida! Não tinha ninguém reclamando na sala de espera.
 
Ana Oliveira em 04/03/2013 12:34:46
eu nao sei do que os pacientes reclamam, alem de ser atendimento de graça querem ser atendido na hora? e pra acabar ne, no particular e convenio a gente espera de quatrro a cinco hors pra ser atendido, entao pra quem vamos reclamar. o povo tem que aprender que medico nao e magico e nem maquina.
 
cheila lima em 04/03/2013 12:11:12
Ta bom pra caramba, na gestão passada era o dia inteiro pra ser atendido, ou senão a espera durava dias, agora querem chegar e serem atendido? Nem plana particular vc é atendido na hora, leva em torno de 30 min. pra ser atendido, então vamos com calma, ta 1000 vezes melhor que a gestão passada....
 
Carlos Eduardo A. de Araujo em 04/03/2013 12:04:43
Na campanha as palavras do Bernal eram " Nossa primeira providencia será criar o Multirão da saúde onde iremos procurar parcerias com as instituições privadas para agilizarmos as realizações das consultas e exames". No dia 15/02/2013 Consegui marcar uma consulta com um ortopedista para 22/05/2013. Grande melhora.
 
Jonas Dias em 04/03/2013 11:59:05
E O BERNALLLL NAO IA ACABAR COM ISSO
 
claudinei braz em 04/03/2013 11:52:31
Está melhor que o tempo esperado por uma consulta com hora marcada, já cheguei a
esperar mais de três horas para ser atendida.Realmente está melhorando.
 
valeria olive da silva em 04/03/2013 11:36:59
e ai bernal??vc mesmo na campanha eleitoral falo q ia melhora a saúde e é isso que tamos vendo cada dia que passa nos posto de saúde e assim q vai ganha nosso voto?
campo grande nao pode para meu filho..levanta e vai ver como esta tudo parado ..
 
vanessa ramos em 04/03/2013 11:34:35
.. a última vez que inventei de ir ao posto (08/02) pq estava sem dinheiro pra pagar um particular, fiquei 03 horas no Guanandi, aguardando para o Guarda Municipal avisar que um médico tinha faltado e os outros 02 que estavam na unidade só estavam atendendo emergência! Que seria encaminhada uma unidade móvel que estava fazendo atendimento no Coronel Antonino, mas, não tinha previsão da chegada..
Pois, bem .. eu tirei no limite do cheque especial e fui no particular. Em 1h30min passei pela triagem, realizei exames e fui atendida!
É um absurdo o atendimento médico em Campo Grande!!!
 
Ana Botelho em 04/03/2013 11:09:20
temos quatro anos com ele, acredito que quem votou nele deveria se manifestar nesse momento, cade aqueles que faziam o nr 11 com os dois dedos indicadores, apareçam ! façam valer seus votos.
 
julio cesar sampaio em 04/03/2013 10:55:06
Antes eu esperava era 06 horas para ser atendida, agora 01 hora e meia e o povo ainda reclama...isso é uma gloria alcançada... parabéns Prefeito, ta buscando melhorar a cada dia mais, se em três meses reduziu para este tempo em 04 anos então vai ser ainda melhor!!!Temos que saber reconhecer gente e não cobrar resultados imediatos, tem pouco tempo ainda que a nova administração tomou posse.
 
Sharon Lopes em 04/03/2013 10:47:56
Os eleitores do Bernal devem estar satisfeitos com toda essa mudança, pra "melhor" , afinal ele tá cumprindo com o prometido durante a campanha eleitoral. Parabéns população de Campo Grande, "vocês souberam votar muito bem"...
 
Márcia Silva em 04/03/2013 10:45:58
Não é diferente do particular, mas um obstetra...3 horas de espera. Hospital da criança...no mínimo 2 horas de espera com médicos que cada um fala uma coisa...o problema não é o setor público é a saúde em geral.
 
Carla de almeida em 04/03/2013 10:45:27
A média de espera era de 4 horas.. tah melhorando!
Parabéns Bernal, acredito que vai melhorar muito ainda!
 
Anna Lobato em 04/03/2013 10:26:47
Boom dia sabado no aero racho so tinha 3 medicos plantonista atederam cada um 55 em media e uma brincadeira esse ivam fonesca tem que comecar a cobrar, como e que eles querem resultados que dizer q os medicos tem culpa contrata mais profissional na area!!
 
Andre rocha em 04/03/2013 10:19:14
eu gostaria de saber aonde esta os medico, nos finais de semana, pois no posto vila almeida so tinha um medico para atender o posto todo e pediatra nem pensar so a noite a saúde esta péssima.
 
sebastian de castro em 04/03/2013 10:15:06
E o Bernal????? kkkkk
 
ALEX CARVALHO em 04/03/2013 10:15:02
Sr. Bernal, cade a mudança tão comentada em sua campanha?
 
Jéssica Santos em 04/03/2013 10:14:31
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions