A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

30/12/2015 17:10

Com quase 12 mil notificações, Saúde diz que prevenção evitou o pior

Flávio Paes
Nas UPAS, 43% dos pacientes apresentam sintomas da dengue,segundo a Sesau (Foto:Arquivo)Nas UPAS, 43% dos pacientes apresentam sintomas da dengue,segundo a Sesau (Foto:Arquivo)

Embora os números atuais de notificação, representem 25,87% dos casos registrados em 2013,última epidemia de dengue registrada na cidade, o secretário municipal de Saúde,Ivandro Fonseca, diz que o quadro atual é grave e justifica a mobilização da Prefeitura que decretou situação de emergência e estado alerta, destinou R$ 5 milhões para investir em dois meses nas ações de prevenção. Com quase 12 mil notificações, o secretário acredita que as medidas adotadas evitaram um quadro ainda pior.

"Conseguimos,pelo menos em parte,neutralizar o impacto do aumento dos casos em janeiro e fevereiro, quando normalmente, por conta do período de chuva mais intensas, a tendência é aumentar o número de notificações", avalia o secretário. Nesta "guerra" ao mosquito, estão sendo mobilizados mais de 6.500 pessoas, entre servidores da saúde e o pessoal envolvido nos mutirões da limpeza. Conforme o último levantamento epidemiológico, até terça-feira, foram contabilizadas 11.682 notificações de pacientes com sintomas de dengue. O número inferior ao de 2013, quando foram contados 46.278.

Mantida a média atual de 141 notificações por dia, a projeção é que 2015 termine com 11.964 notificações. Só em dezembro foram 3.795 (número até o dia 29), representam um aumento superior a 150%, em relação ao de novembro, 1.538, com 142 casos confirmados por exames laboratoriais. Hoje, 43% dos pacientes atendidos nas UPAS (Unidades de Pronto Atendimento) tem sintomas da dengue.

Durante discussão, adolescente de 17 anos é esfaqueado pelo amigo
Um jovem de 17 anos foi levado em estado grave para a Santa Casa após ser esfaqueado na noite deste sábado, na frente da casa em que mora no Bairro G...
Após furtar obra, ladrão é capturado por moradores e ferido a tiros
Marcio Estacio Duarte Teixeira, de 31 anos, foi socorrido a Santa Casa de Campo Grande após ser atingido por dois tiros na madrugada deste domingo (1...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions