ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Com redução de 96% dos casos de dengue, Saúde organiza mutirão

Secretário de Saúde se reuniu com setor empresarial, comércio, Águas Guariroba e farmacêuticos

Ana Lívia Tavares | 29/10/2021 11:53
Secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, fala sobre ações de combate a dengue. (Foto: Marcos Maluf) 
Secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, fala sobre ações de combate a dengue. (Foto: Marcos Maluf) 

Com o aumento das chuvas, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) programa ações para intensificar o trabalho de combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti, em Campo Grande. Na manhã desta sexta-feira (29), representantes de vários setores se reuniram com a Coordenadoria de Controle e de Endemias Vetoriais para buscarem estratégias em conjunto.

De acordo com a Sesau, 2021 registrou o menor número de casos de dengue dos últimos cinco anos. De janeiro e setembro, comparado ao mesmo período do ano passado, a queda foi de 96%. Os casos caíram de 12 mil para 374, na Capital.

Apesar da diminuição nos casos, as autoridades não consideram que é o momento de relaxar. "A pior época da pandemia foi em 2019, onde nós tivemos mais notificações (49 mil) e este ano, foram cinco mil. Isso se deve às ações desenvolvidas pelo município em parceria com o Governo do Estado, como a “Operação Mosquito Zero – É Matar ou Morrer”, o método Wolbachia e a consciência da população de que estamos em novembro, já organizando uma campanha para que não esqueçam da dengue, já que 80 % dos focos estão nas residências", destacou o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho.

Durante a reunião, no Teatro do Paço, ao lado da Prefeitura de Campo Grande, além do secretário, com a Coordenadoria de Controle e de Endemias Vetoriais, estavam presentes representantes da concessionária responsável pelos serviços de água, coleta e tratamento de esgoto, a Águas Guariroba, da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), do setor empresarial e do Conselho Regional de Farmácia (CRF/MS) para definir parcerias e estratégias.

"Todos deram opiniões e sugeriram formas de colaboradores voluntários, ou seja, nós saímos com o projeto de que iremos qualificar agentes dos setores para fiscalizar e orientar, eliminando criadouros. Ficamos de formular um checklist, por meio da Coordenadoria de Controle e de Endemias Vetoriais, para que possamos auxiliar, de acordo com as notificações", conclui o secretário.

A Sesau ainda irá definir uma data para o "Dia D" da campanha. As ações do programa “Mosquito Zero – É matar ou morrer” devem durar 90 dias e começam no mês de novembro.

Nos siga no Google Notícias